segunda-feira, 22 de junho de 2009

Dicas Portuguesas


Neste capítulo, logo abaixo, você encontra uma seleção de links para conhecer melhor este país maravilhoso que é Portugal:
Turismo, Governo, Instituições, Listas,Associações e Bancos, Jornais, Rádio e Televisão, História, Museus, Cultura, Universidades, Gastronomia, Apontadores (Sites de Busca),Top Sites.
Visite também as páginas:
Vinhos de Portugal
Homenagem à Cidade do Porto

Menu Musical

Que tal navegar ouvindo algumas preciosidades da música portuguesa? Agradecemos ao site Midi Page Portugal a divulgação da Coleção de Música Tradicional Portuguesa em Formato Midi, do Músico Português, Fernando de Brito Vintém. Trata-se de um trabalho de rara beleza musical que visa a divulgação e preservação da Música de Raiz Tradicional Portuguesa, e a HomePage do Bacalhau tem a satisfação de apresentar a seus visitantes.

Canoas do Tejo(51 kb) Foi Deus(41 kb)
Vira do Minho(35 kb) Bailinho da Madeira(116 kb)
Grândola, Vila Morena(24 kb) Menina, estás à janela(20 kb)
Canção do Mar(55 kb) Fandango(49 kb)
Ai, Mouraria(25 kb) Saias do Alentejo(74 kb)
Povo que Lavas no Rio (27Kb) Lisboa Antiga (33kb)




Temperatura e Hora em Lisboa:

Familia






























Nasceu o Alexandre, parabéns ao Ricardo, descendente direto de Portugueses e a minha filha Michelle Felicidades... > Vovô Marcão.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Mundo Português / Cartão do Cidadão


Créditos: Copyright © Agência LUSA. A redistribuição ou a difusão, parcial ou integral, das notícias deste site é permitida desde que citada a fonte.

Página Inicial > Mundo em Português
15-06-2009 13:00:33
Portugal dissemina Cartão do Cidadão por seus consulados

Paris, 15 jun (Lusa) - Oitenta por cento dos consulados portugueses espalhados pelo mundo deverão ter, em setembro, "a cobertura da área consular com oferta do Cartão do Cidadão", anunciou nesta segunda-feira o vice-ministro luso das Comunidades, António Braga.

O Cartão do Cidadão compila cinco documentos em um: bilhete de identidade, cartão da Segurança Social, cartão do Serviço Nacional de Saúde, cartão de Contribuinte e o cartão de eleitor.

Durante uma visita ao consulado geral de Paris, França, António Braga citou que "há já um conjunto de consulados com relevo para a Europa, mas também fora da Europa, que estão a receber o programa".

"A nossa meta é termos cerca de 80% de todo o trabalho consular com a oferta do Cartão do Cidadão até ao mês de setembro e, nessa medida, estão agora a desenvolver-se um conjunto de ações", afirmou o governante.

Na Suíça, Londres, Canadá e alguns países da América Latina "esse procedimento está a ser desenvolvido, afirmou.

António Braga mencionou igualmente que também "o programa de acesso direto à base de dados da justiça - que permite fazer o serviço na hora - já está praticamente todo concluído, devendo até ao final do mês de julho ficar disponível a 100% na rede consular".

No âmbito desta reestruturação consular inciada pelo governo português, está previsto o redimensionamento da rede existente por todo o globo, sendo Paris um exemplo.

A semelhança do consulado da capital francesa, também o consulado de Londres será alvo de uma reestruturação, segundo o secretário de Estado.

"Todo o processo de reestruturação consular foi lançado à rede mundial que Portugal dispõe e a rede consular tem uma dimensão que, relativamente a Portugal, é considerada das mais fortes", disse.

"Há um esforço extraordinário de Portugal, também orçamental, para podermos proporcionar este serviço às pessoas na vertente do serviço público e portanto essa é a razão de ser da reestruturação", disse.

Apesar do ligeiro atraso "relativamente à própria modernização, o caso de Londres enquadra-se nesse plano", justificou.

"Acredito que no mês de setembro temos todo o processo de transformação concluído e com uma estrutura equivalente em termos funcionais à de Paris", acrescentou.

O vice-ministro luso da Justiça também esteve presente nesta visita ao consulado geral de Paris.

"Antes desta reforma, as pessoas tinham que esperar cerca de quatro meses para terem o registro de nascimento, de casamento, um divórcio resolvido, mas agora, porque os consulados passaram a utilizar diretamente as aplicações informáticas dos registros, estes passam a fazer-se imediatamente no consulado", declarou.

Desta forma, "Portugal fica mais próximo dos portugueses no estrangeiro e isso significa também melhores serviços públicos", considerou Tiago Silveira.

Esta visita dos governantes portugueses enquadra-se no âmbito da reforma e da modernização de toda a rede consular, decisão que gerou alguma polêmica no seio das comunidades portuguesas residentes na França, que organizaram várias manifestações na capital francesa, em 2007.

No âmbito da reestruturação, os consulados de Nogent-Sur-Marne, a cerca de 15 quilômetros da capital francesa, e o de Versalhes, a cerca de 25 quilômetros, ficaram concentrados no consulado de Paris.


Cristiano Ronaldo


Créditos:

Cristiano Ronaldo

A transferência de Cristiano Ronaldo (CR7 para os fãs) do Manchester United para o Real Madrid, por módicos 94 milhões de euros, provocou uma longa série de díspares comentários. Os mais comovidos indignaram-se com os valores em causa, sobretudo por estarmos no meio de uma severa crise económica. Os menos comovidos - poucos no conjunto dos que foram instados a dizer qualquer coisa - alegraram-se, por verem no facto a pujança do mundo futebolístico e a possibilidade de os adeptos da modalidade esquecerem, por momentos que seja, a tristeza que os dias carregam, quando virem Cristiano e o brasileiro Kaká a trocarem as voltas aos adversários.

Vale a pena relembrar algum do argumentário usado.

A Organização das Nações Unidas (onde a coisa chegou!) apressou-se a lembrar que os 94 milhões de euros davam para oferecer 56 milhões de refeições a crianças necessitadas.

Michel Platini, presidente da UEFA, ficou chocado com o pilim em causa.

Joseph Blatter, presidente da FIFA, mostrou-se contente: ele acha que "as pessoas precisam de estrelas e de emoções" - e transferências como esta ajudam à festa.

Cavaco Silva, o nosso presidente da República, disse que, apesar de não ser adepto de futebol, nunca lhe "passou pela cabeça que alguém pudesse pagar quase 100 milhões de euros pela transferência do jogador". Um pecado, portanto.

Paulo Rangel, a nova estrela do firmamento político português, acha a coisa um "escândalo" (Paulo aprendeu depressa a dominar a técnica do "sound byte").

Rui Santos, o novo oráculo do futebol nacional (e, quiçá, internacional), antevê mesmo o "ocaso" (sic) de Ronaldo, supostamente por o rapaz da Madeira dificilmente resistir aos encantos que a "movida" madrilena lhe proporcionará.

Não vale a pena recordar que noutras modalidades para nós menos mediáticas (golfe, basebol, básquete...) há quem aufira bem mais do que aquilo que cabe agora em sorte a Cristiano Ronaldo. Mas já vale a pena lembrar que a UEFA criou, com a Liga dos Campeões, um "clube dos ricos" na Europa. O dinheiro que ali se ganha obviamente incentiva a competitividade, logo incentiva também negócios como este.

Negócios. Essa é a palavra-chave. A transferência de CR7 para o clube da capital espanhola não passa disso mesmo. Uma multinacional de grande sucesso (Manchester United) vendeu a outra multinacional (Real Madrid) um dos seus activos mais valiosos. Eu não tenho nada a ver com isso. Tudo o resto em torno desta novela é folclore do mais puro. E demagogia da mais pura.

sábado, 13 de junho de 2009

Revista Lusofonia

Prezado Amigo,
Já está no ar a edição de Junho do Blog Revista Lusofonia www.revistalusofonia.wordpress.com. Este mês o tema principal foi o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas - 10 de Junho.
Links diretores aos principais posts:

Notícias:

  1. O Monumento a Cristo-Rei, em Lisboa, comemorou 50 anos
  2. Os 8 Países de Língua Portuguesa Oficial somam quase 250 milhões de pessoas
  3. Novo Livro de João Alves das Neves: Pessoa X Salazar
Esperamos que continuem a honrar-nos com a sua visita e nos envie seus comentários.
Boa leitura a todos.
Abraços.
João Alves das Neves.

Alexandre Nasceu

Alexandre Nasceu

Grande Alex,
- Parabéns você chegou! iluminado como a sua mamãe Mimi e o papito Kikolino, que te aguardaram bravamente durante 12 horas, Mimi você foi guerreira e muito forte, Kikolino bravo companheiro!
Todos os beijos muito obrigado
Marcão o Vovô...
12 de junho, às 18:30 com 2.900 Klgs


Canção Amiga - Carlos Drummond de Andrade

Eu preparo uma canção
Em que minha mãe se reconheça
Todas as mães se reconheçam
E que fale como dois olhos

Caminho por uma rua
Que passa em muitos países
Se não me vêem, eu vejo
E saúdo velhos amigos

Eu distribuo um segredo
Como quem ama ou sorri
No jeito mais natural
Dois carinhos se procuram

Minha vida, nossas vidas
Formam um só diamante
Aprendi novas palavras
E tornei outras mais belas

Eu preparo uma canção
Que faça acordar os homens
E adormecer as crianças

Política / Eleições Parlamento Europeu

Opinião

Domingo vamos votar para o Parlamento Europeu

Quinta, 04 de Junho de 2009
A campanha eleitoral Europeia está a chegar ao fim, e, lamentavelmente, os partidos maioritários, PS e o PSD, os que têm liderado as politicas no Parlamento Europeu, o PPE, com o CDS, os liberais, os neoliberais e o PSD, constituem a maior família política do Parlamento. No PSE, os socialistas e Sociais Democratas da União Europeia, representam a segunda força. Sempre tem sido assim.

A crise económica e financeira que hoje estamos a viver, representa as más políticas do bloco central de interesses que se estabeleceu na União Europeia.

Nestas eleições que estão a decorrer para o Parlamento Europeu, verifica-se que os candidatos não discutiram os problemas de Bruxelas, salvo pequenas exceções, e o que lá vão fazer, mas guerrearam-se e discutiram como que estivessem em campanha legislativa portuguesa. E mesmo assim, muita parra e pouca uva, como diz o povo.

Os maiores partidos não colocaram aos portugueses as questões fundamentais que vão discutir e aprovar no plenário de Bruxelas, para resolver a crise que eles provocaram. A economia dos 27 Estados e seu financiamento de apoio às PME’s, o silêncio dos paraísos fiscais que favorecem as fugas de capitais, os negócios escuros que escondem e protegem os traficantes de armas e o narcotráfico, desconhecendo-se a posição dos candidatos a deputados, na transparência dos poderes legislativos; as diretivas europeias, as questões sociais, uma saída para a política agrícola e pescas, como na pequena economia.

A economia portuguesa regrediu a 1975, e num ápice foram desbaratados centenas de milhares de empregos, e centenas de milhares de micro, pequenas e médias empresas fecharam, e outras estão profundamente abaladas e em agonia. A crise global instalou-se, e não se vê luz ao fundo do túnel, nem soluções da União Europeia para erguer a economia dos países pequenos e médios, como é o nosso caso, e a forma de reparar toda essa destruição da pequena economia.

Vão ser precisos dezenas de anos para reparar e erguer todos esses estragos, e muita coisa nunca mais será reparável.

Estes blocos dominam as políticas que ambos aprovaram, e as decisões comunitárias no Parlamento, na Comissão, e mesmo no Conselho, estabeleceu-se uma aliança neoliberal do Diretório, composto pelos maiores partidos, da Alemanha de Angela Merkel, da França de SarKozy, Itália de Berlusconi, e de Brown da Inglaterra.

Por isso já dissemos e repetimos que estas eleições para o Parlamento Europeu são fundamentais, e devem ser bem acompanhadas na próxima legislatura Europeia, a partir da estratégia de Lisboa, na aprovação das matérias legislativas, diretivas que vão limitar o Parlamento Português que ficará restrito à produção legislativa de 30%, para as questões domésticas.

Nós insistimos no ato cívico de votar no dia 7, meditando em tudo que vimos descrevendo, para que os portugueses reflitam e marquem presença nas eleições dos Eurodeputados, como forma de os responsabilizarmos em todas as decisões que vão orientar o futuro, uma vez que é na Europa que tudo se vai determinar.

Enquanto no Parlamento Europeu existe um silêncio ensurdecedor quanto aos offshores, o Presidente Barack Obama lançou uma “ordem” junto dos paraísos fiscais, e são 73 paraísos, (brancos, cinzentos e negros), para lhe entregar uma listagem de todos os americanos que têm ali escondidas as “reservas da América”, e que saibamos, ninguém pestanejou…

O que tem feito a União Europeia, para acabar com os offshores, que motivam a fuga de capitais e negócios escuros, que fogem ao fisco descaradamente e nada lhes acontece?

É de lembrar que em 2006, a fuga de capitais para paraísos fiscais atingiu em Portugal os 13,8 mil milhões de euros, montante que desceu para 12,6 mil milhões de euros em 2007, e caiu para 8,8 mil milhões, em 2008! É muito dinheiro para um país pequeno!

Os deputados portugueses que forem eleitos para o Parlamento Europeu, vão ter que defender os interesses dos portugueses, demarcando-se da vontade do bloco central de interesses, orientado pelo Diretório.

Existe uma hegemonia muito consistente do PPE, ligado aos grandes países, onde só entra como parceiro o PSE, nas grandes decisões. E tudo isto provoca um grande desequilíbrio entre os países ricos e pobres, e profundas alterações na economia, como as políticas de abandono dos aparelhos produtivos, que foram substituídos pelos fundos de coesão, com subsídios para não trabalhar nem produzir, como aconteceu com as pescas e a agricultura. Hoje, compramos tudo ao estrangeiro, pelo que a maioria dos fundos estruturais e de coesão regressam à origem, através dos negócios, tal como os rios correm para os oceanos…

Os nossos deputados, por muitas e boas intenções que tenham para desbravar aquela floresta que representa o Parlamento Europeu, a Comissão e o Conselho, o entusiasmo que hoje vemos, esvai-se, depois das decisões finais, e dos interesses do bloco central. É no meio de todas estas contradições que tudo gira em Bruxelas e que os eleitores que somos todos nós, temos de continuar a exercer o direito de voto, como forma de mudar as coisas. Se houver muita abstenção, só vai favorecer a maioria política dominante. O melhor é votar, em massa, no próximo dia 7 de Junho, para reconstruir uma nova Europa, mais solidária.

Da mesma maneira que a América mudou por dentro, com a eleição de Obama, através de um voto novo, diferente. É assim que terá de acontecer hoje ou amanhã na Europa dos 27, com uma nova política amiga dos pequenos países, das PME’s, uma Europa mais amiga dos cidadãos.

A crise que estamos a viver no nosso país, foi por culpa dos problemas estruturais e por falta de supervisão bancária, e do jogo de casino na América de Bush, e da Europa que deixou a banca entregue a si mesma, desregulada, reforçando os offshores.

Nos próximos dias 24 e 25 de Setembro, vão reunir nos Estados Unidos os G20. Esperamos que desta vez os grandes problemas que afligem o Mundo e atingem os países pobres, decidam acabar de vez com os paraísos fiscais, e seja institucionalizada a paz entre os povos, evitando tragédias económicas, humanas e sociais, como as que foram tecidas por um capitalismo selvagem e ganancioso, e que acabaram por criar um fosso económico e social entre países pobres e ricos. É que o financiamento escapa às pequenas economias dos países, como o nosso que bateu no fundo, onde os investimentos são fracos e o desemprego excessivo.

Por estas e outras razões, o voto é necessário e urgente. Temos de construir uma Europa de afetos, de segurança e paz, amiga das regiões periféricas.

Queremos uma União Europeia feita de equilíbrios e que procure a sustentabilidade da Segurança Social, através de um fundo de coesão social como reforço complementar a cada país, para evitar as diferenças abismais entre os países pobres e ricos, no fim da carreira de cada cidadão que acaba na reforma.

É preciso atenuar as diferenças muito acentuadas entre os povos dos 27 Estados da UE.

Cada VOTO representa ouro que poderemos perder, se for mal gerido. O VOTO pode equilibrar a justiça social.

Portugal não tem hipótese de viver sozinho, isolado, fora da União Europeia.

Por tudo isso se justifica votar no próximo dia 7 de Junho.

João B. Fernandes

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Dia de Portugal, 10 junho / Camões

Dia de Camões

Monumento a Luís de Camões em Lisboa

Luís de Camões representava o génio da pátria na sua dimensão mais esplendorosa, significado que os republicanos atribuíam ao 10 de Junho, apesar de nos primeiros anos da república ser um feriado exclusivamente municipal. Com o 10 de Junho, os republicanos de Lisboa tentaram evocar a glória das comemorações camonianas de 1880, uma das primeiras manifestações das massas republicanas em plena monarquia[1].

Dia de Portugal, 10 junho / Homenagem


O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, celebrado a 10 de Junho, é o dia em que se assinala a morte de Luís Vaz de Camões em 1580, e também um feriado nacional de Portugal.

Durante o regime ditatorial do Estado Novo de 1933 até à Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974, era celebrado como o Dia da Raça: a raça portuguesa ou os portugueses.

Em consonância com a mensagem de
Senhor Presidente da República Dr Aníbal Cavaco Silva, enaltecendo os cidadões Portugueses, que vivem fora, não posso deixar de parabenizar, lembrar, agradecer e efetivar a "Minha Homenagem" aos meus familiares e legitimos representantes de Portugal: - Senhor José Antonio Duarte e esposa dona Maria Duarte, meus pais adotados -sogro e sogra- a minha esposa Lídia Duarte Ferrari e ao meu filho Rodrigo Duarte Ferrari, todos Portugueses e pertencentes à Comunidade Portuguesa que vivem no Brasil, beijos Marcos Ferrari

Dia de Portugal, 10 junho / Mensagem Presidente



Mensagem do Presidente da República às Comunidades Portuguesas......

Nesta celebração do Dia de Portugal, mas também das Comunidades Portuguesas, quero saudar de forma muito particular todos os Portugueses da diáspora, dirigindo-lhes uma mensagem de estímulo e de reconhecimento.

Desde o início do meu mandato tenho tido a preocupação de realçar o mérito dos Portugueses que vivem e trabalham no estrangeiro, o importante papel que desempenham na afirmação de Portugal no mundo, que tive a oportunidade de testemunhar em diversas ocasiões.

Foi o que aconteceu, há pouco menos de um ano, quando me desloquei aos Estados Unidos da América para visitar as comunidades das áreas de Boston, Fall River, New Bedford e Newark ou, mais recentemente, quando, no Rio de Janeiro e em Maputo, contactei com Portugueses que vivem e trabalham no Brasil e em Moçambique.

Sabemos que não é de hoje a aventura portuguesa no mundo. Mas, se os Portugueses que partiram da sua pátria têm uma história feita de determinação e de engenho, têm também um presente e terão, certamente, um futuro que importa valorizar.

Foi com este objectivo que decidi apoiar a criação do “Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa”, que tive a oportunidade de anunciar no ano passado, durante a minha visita à comunidade portuguesa no Luxemburgo.

Este prémio pretende reconhecer cidadãos portugueses que, pela sua capacidade de empreender e de inovar, se tenham distinguido, quer pela sua acção nos seus países de acolhimento, quer pela sua relação com Portugal.

Sei que este é apenas um pequeno contributo. Sei como as gerações de Portugueses espalhados por todo o mundo têm sido a expressão do espírito empreendedor português, da capacidade de assumir riscos, do esforço e da ambição de ir mais além. Mas sei, igualmente, que todos somos necessários para mobilizar esse enorme capital social que a diáspora portuguesa representa.

A facilidade de comunicação e a rapidez de transferência de conhecimento, que caracteriza a globalização, configura um novo desafio para Portugal, mas simultaneamente uma nova realidade para a nossa diáspora.

Se no passado muitos partiram sem saber se algum dia teriam a possibilidade de regressar, hoje as distâncias encurtam-se e todos os Portugueses podem estar bem mais próximos uns dos outros e do seu País.

Por isso, neste Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas, apelo à mobilização desse imenso capital social e humano, que são os cinco milhões de Portugueses e de luso-descendentes que vivem e trabalham no estrangeiro.

Os recursos e os conhecimentos dos Portugueses no exterior podem contribuir para uma maior afirmação de Portugal no plano internacional, apoiando, por exemplo, a entrada de produtos e de empresas nacionais em novos mercados.

Por outro lado, Portugal deve saber atrair e acarinhar os Portugueses que, estando no exterior, pretendem regressar e, desta forma, contribuir com investimentos, formação e experiência para o desenvolvimento económico e social do País.

Essa mobilização poderá ser feita com o empenhamento da sociedade civil, devendo ser complementada e consolidada através do desenvolvimento de mecanismos formais - como por exemplo, as câmaras de comércio, as novas redes comerciais, sem esquecer as instituições tradicionais de origem portuguesa. Mas, sendo este um desígnio nacional, caberá ainda ao Estado português fomentar as relações entre Portugal e as suas comunidades.

Neste Dia de Portugal, não poderia deixar de evocar esse extraordinário génio literário, cujo dia também hoje se celebra, Luis Vaz de Camões. A sua maior obra, “Os Lusíadas”, expressão máxima da nossa língua, nunca teria sido escrita se também ele, um dia, não tivesse partido à descoberta de “novos mundos”.

Comemorar o Dia de Camões é celebrar a Língua Portuguesa. Também no domínio da valorização da nossa língua e da nossa cultura, o papel fundamental das comunidades portuguesas não pode ser esquecido.

A todos os Portugueses que residem e trabalham no estrangeiro deixo, mais uma vez, uma palavra de apreço e de reconhecimento.

Sei que podemos contar convosco. Podem e devem contar com Portugal.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Artista: Eugénia Melo e Castro


Fonte e Créditos:
Acessem Vale a Pena

http://jazznbossa.ning.com/profiles/blogs/2112018:BlogPost:9874

abraços: Marcão Ferrari

O ponto de encontro para os fãs do Jazz e a música Brasileira


Artista da semana - Eugénia Melo e Castro



Maria Eugénia Menéres de Melo e Castro

Nasce na Covilhã, Serra da Estrela (Portugal). Filha dos escritores Maria Alberta Menéres e E. M. de Melo e Castro. Em Lisboa estuda Artes Gráficas, aprende Piano e Canto. Em Londres estuda Cinema e Fotografia, na London Film School.

1977
Cria ( com Seme Lutfi e Alberta Melo e Castro) e actua como actriz, no Grupo de Teatro ÂNIMA, desenvolvendo um trabalho de poesia experimental concreta, sonora e visual encenada.

Integra o grupo de teatro "A Barraca" em 1977/78, onde trabalha, entre outros, com Augusto Boal, Mário Viegas, Maria do Céu Guerra e Júlio Pereira.

1978
Estreia-se como actriz de cinema no primeiro filme de Joaquim Leitão "Prá Frentex". No mesmo ano, protagoniza com Luís Lucas o filme "Três Corvos Negros", produzido para a RTP (Radiotelevisão Potuguesa) e integrado na série Contos Tradicionais Portugueses.

1979 – 1985
Compõe, interpreta e produz musicalmente 8 bandas sonoras de filmes de animação, da série "Ouriço Cacheiro", para a RTP, no âmbito do intercâmbio de filmes de animação para a UER (União Europeia de Radiotelevisão).

1980
Apresenta na RTP uma série de 24 programas semanais de Televisão. Em "Quadrados e quadradinhos", estreia-se como produtora musical, cantora e compositora, acompanhada pelos também estreantes Trovante.

1981
Vai ao Brasil convidar Wagner Tiso para gravar o primeiro disco "Terra de Mel", onde participam músicos brasileiros e portugueses. Nesse ano é considerado o melhor disco editado em Portugal e Eugénia a melhor cantora portuguesa. Pelo sucesso de “Terra de Mel” e “Águas de Todo o Ano”, é distinguida com o SE7E de Ouro.

Desenvolve uma intensa relação, musical e pessoal, com uma série de artistas brasileiros, que materializa nos trabalhos seguintes e se revela determinante no rumo da sua carreira, conquistando cada vez mais espaço quer em Portugal quer no Brasil.

Neste contexto, conduz uma pesquisa profunda da música que se fez no começo do século XX em ambos os países. Estreita laços musicais e poéticos, afirmando a sua liberdade em todos os seus discos.

1996 - Cinema
Volta a fazer cinema, como atriz e cantora, em 1998 com o filme "Bocage, o Triunfo do Amor" de Djalma Limonge Batista. A obra é distinguida no Sundance Film Festival, em Utha, com a melhor Direcção Artística.

1998
Destas viagens, trabalhos, concertos e gravações, nasce a ideia de alargar a sua experiência pessoal a outros artistas de ambos os países. Idealiza e cria o programa de televisão “Atlântico”, realizado e produzido em Lisboa no Verão de 1998. É emitido a partir de Março de 1999, em Portugal pela RTP e no Brasil através da TV Cultura, e reune, durante 14 semanas, duplas de cantores e compositores dos dois países. “Atlântico” é idealizado e apresentado por Eugénia e conta com o convidado especial Nelson Motta na co-apresentação dos 14 programas.

16 discos em 20 anos
Entre 1982 e 2002, grava 16 discos, onde se incluem duas edições ao vivo.Todos os seus trabalhos têm lançamentos em Portugal e no Brasil.

Parcerias
Nestes trabalhos, e nos espectáculos que apresenta em Portugal e no Brasil, desenvolve parcerias autorais e vocais com vários compositores e intérpretes como Tom Jobim, Wagner Tiso, Caetano Veloso, Toninho Horta, Francis Hime, Celso Fonseca Guto Graça Mello, Jon Lucien, Gonzaguinha, Vinícius Cantuária, Ney Matogrosso, Milton Nascimento, Chico Buarque, Simone, Carlos Lyra, Paulo Jobim, Gal Costa, Ana Mariana, Egberto Gismonti, Mário Laginha, António Pinho Vargas, Pedro Caldeira Cabral, Márcio Montarroyos, Zeca Assumpção, Nico Assumpção, Artur Maia, Paulo Moura, Jaques Morenlembaum, Nelson Ayres, Paulo Bellinati, Fábio Tagliafferri, Orquestra Brasileira de Cordas, Rio Cello Ensemble, Edgard Barbosa Poças, Orquetra Jazz Sinfónico de S.Paulo, Camerata Tiso, Jorge Ben Jor, Eduardo Queiróz, Emílio Mendonça, Renato Consorte e Christiano Rocha.

2002
Estreia como compositora musical, completando assim o seu lado autoral, uma vez que sempre assinou a maioria das letras que canta. Com o CD “Paz” abre-se uma nova janela criativa no seu trabalho musical.
Ao lado do produtor brasileiro Eduardo Queiróz, desenvolve a sua linha musical actual com novos arranjos para musicas suas, novas linguagens e permanente canal aberto para os novos sons, novas parcerias e autorias inéditas.

2003
Dedica este ano ao lançamento do disco “Paz”. Grava o CD “Paz ao vivo”, que sai no Natal deste ano. Deste trabalho, retira o single “dança_da_ lua.2004.doc” que edita em Agosto.
Nomeada, na categoria de melhor cantora nacional pelo seu disco PAZ para os Globos de Ouro 2003, em Portugal.
Em Outubro apresenta um conjunto de espectáculos em Portugal, numa tourné que visita as principais cidades do país.

2004
Grava os cds Dança da Luz e DESCONSTRUÇÃO .

Shows ao Vivo
Ao longo dos últimos 15 anos faz diversas tournés por todo o Brasil.
Em S. Paulo, actua no Supremo Música, no Teatro Hilton, no Teatro Crown Plaza, no Memorial da América Latina, no SESC Pompeia, no SESC Vila Mariana, no teatro Municipal de S. Paulo com Orquestra Jazz Sinfónica, com a qual se apresenta no parque Ibirapuera por 3 vezes para 50.000 pessoas em cada show. Canta e faz temporadas de shows no teatro do MASP, no Teatro Cultura Artística, no Credit Card Hall, no Tom Brasil, no La Luna e na Pinacoteca do Estado.

No Rio canta nos seguintes teatros: Teatro Municipal, Jazzmania, Canecão, Mistura Fina, Concha Acústica da Gávea, Teatro cecília Meirelles, Teatro Ipanema, Paço Imperial, Espaço Cultural Banco do Brasil, Morro da Urca – Noites Cariocas, Golderoom do Copacabana Palace, Circo Voador, Fundição Progresso, Interlagos – Rio Centro festival de Jazz. De alguns destes shows saem 2 cd's ao vivo e vários especiais de televisão.

Já em 2003, grava em S. Paulo um show especial para a Sony Music Entertainment Television, para exibição nesse canal de televisão e edição em DVD.

2005
Lança e divulga o Cd DESCONSTRUÇÃO em Portugal e no Brasil.

Faz mais de 30 Shows no Brasil no Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizinte, Vitória do Espirito Santo, e em São apulo, no SESC Vila Mariana, no SESC Pinheiros, no Tom Jazz, e no interior do Estado de São Paulo, onde fez tourne pelas principais cidades. No Natal o CD esta colocado nos 3 lugar doTOP de Worl Music da FNAC Brasil.

2006
Faz shows até finais de Março no Brasil.
Regressa a Portugal, onde inicia uma pesquisa de musicas Pop de Portugal.

2007
Comemora 25 anos do lançamento do seu primeiro disco - Terra de Mel
Assina contrato com a UNIVERSAL MUSIC Portugal.
Em Abril / Maio grava o Cd POPORTUGAL em São Paulo.
Lança o CD POPORTUGAL em Portugal em Junho de 2007.
Junho 2007 - Faz 5 espectáculos em Portugal - dia 16 - LISBOA no CCB, Grande Auditório, 21 em Ponta Delgada, 23 na Covilhã, 28 em Coimbra ,e dia 30 no Porto na Casa da Musica.
Em Setembro lança em Portugal os discos PAZ e DESCONSTRUÇÃO Duplo, com novas masterizações.e novas capas.
Em Novembro regressa ao Brasil onde faz shows ate o fim do ano.

2008

Lança no Brasil os discos PAZ, Eugénia canta Vinícius de Moraes, desconstrução Duplo e Duetos x 16. - todos saiem em edições brasileiras da Brazilmusica / Atração.
Dia 23 de janeiro faz show especial integralmente cantado em Inglês, no Bourbon Street, em São Paulo.
Grava TANTO, musica e letra de Sergio Basbaum, com violão de Swami Jr.
Dias 8 , 9 , 10 , e 12 de Fevereiro faz shows comemorativo de 25 anos de carreira no Brasil, no Sesc Santo André, SESC Pinheiros e SESC Rio Preto.
Em Abril lança no Brasil pela EMI do Brasil o seu novo disco POPORTUGAL.

Cidadania Portuguesa

Caros Amigos: no ano de 2002 elaborei -sem ajuda de terceiros- o Processo de Nacionalidade Portuguesa da minha esposa, e do meu filho, na época o Consulado de Portugal era na Av da Liberdade, o uso da Tecnologia da Informação -informática- tanto em Portugal como no Brasil, já se mostrava como sendo uma grande realidade e irreversível, por outro lado, os trabalhos do consulado, inerentes a aquisição de cidadania, se mostravam parcialmente burocratizados e lentos.

Cheguei a comentar com o Consul à época e o mesmo comentou que este assunto estava em pauta e que grandes alterações deveriam ocorrer. - Nos dias de hoje, até pela promulgação da nova legislação, o referido Consulado, se modernizou, usa corretamente as ferramentas de tecnologia, melhorou sobremaneira o atendimento em suas novas instalações, agradáveis, modernas e sobretudo funcionais.

Um aspecto notado foi a disposição de novos e jovens colaboradores, sempre atentos aos procedimentos de atendimentos e com padrão de qualidade. A própria Conservatória dos Registros Centrais e o Instituto dos registos e do notariado, foram beneficiados com a nova legislação, e precisam cumprir com as metas prioritárias estabelecidas pelo Governo Português.

Todos sabemos das dificuldades encontradas que dizem respeito a disponibilização de recuros de informática e de material humano capazes de alicerçar estes bons procedimentos. Estamos entrando no terceiro ano da nova Legislação é preciso muita força e trabalho duro para melhoras. abraços, Marcos Ferrari.




Fonte: Globo Com. / Mundo

Noticia Publicada em 14/12/2006 - 19h19m - Atualizado em 14/12/2006 - 19h27m

NOVA LEI FACILITA AQUISIÇÃO DE CIDADANIA PORTUGUESA

Netos estrangeiros de portugueses passam a ter direito à cidadania. Nova lei entra em vigor na sexta-feira (15).


Do G1, em São Paulo
entre em contato
Tamanho da letra

A partir desta sexta-feira (15) vai começar a crescer a população portuguesa pelo mundo. O Ministério da Justiça português publicou hoje a nova Lei de Nacionalidade de Portugal (clique aqui para ver uma versão digital do texto), que entra em vigor nesta sexta e vai facilitar os processos de aquisição de cidadania do país por parte de estrangeiros que moram lá, ou descendentes de portugueses que moram no resto do mundo.

Os maiores beneficiados com a mudança vão ser os netos de portugueses cujos pais não adquiriram nacionalidade portuguesa. Até agora, segundo informações do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, eram "raríssimos os casos em que é concedida a nacionalidade", e, mesmo assim, "não é transmissível aos filhos já nascidos".

Com a nova lei o processo vai ficar muito mais fácil. No caso de quem tem pelo menos um ascendente do segundo grau (avô) português, basta ter mais de 18 anos, conhecer a língua portuguesa e não ter antecedentes criminais. Clique aqui para ver um infográfico do Ministério português e descobrir se você tem direito à nacionalidade portuguesa (a nova lei só deve estar disponível no infográfico a partir da sexta).

A partir daí, é só entrar com uma declaração formal na Conservatória de Registros Centrais, em Lisboa. A lei prevê uma facilidade ainda maior num futuro breve, permitindo que consulados façam o trabalho da Conservatória. Mas ainda não foi divulgada a data em que os consulados poderão fazer esse serviço.

Por enquanto, já é possível se informar sobre a lei e entrar em contato com um consulado ou embaixada portuguesa para conseguir informações mais completas. Clique aqui para ver o site do consulado em São Paulo.

Também podem ser oficialmente portugueses a partir de agora os filhos de estrangeiros nascidos em Portugal, contanto que um dos progenitores seja português, ou que sejam estrangeiros mas vivam legalmente no país há pelo menos cinco anos.

domingo, 7 de junho de 2009

Agenda Cultural Portuguesa






Sábado | 05, 06, 07 JUN 09

SÃO PAULO
Eleições Européias | 8h às 19h

O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira de São Paulo informa que as eleições para o Parlamento Europeu ocorrem em 5, 6 e 7 de junho. Para votar e exercer sua cidadania, é preciso comparecer ao Consulado de Portugal em São Paulo entre 08h e 19h, portando um documento de identidade com foto (preferencialmente, o Bilhete de Identidade português). Outras informações no tel (11) 3084-1800.

Local: Rua Canadá, 324 Jardim América - S.Paulo


Sábado | 06JUN 09

SÃO PAULO
Noite Portuguesa | 19H30

O Arouca São Paulo Clube convida para evento em sua sede, servindo os famosos bolinhos de bacalhau. No jantar, bacalhau ao forno e caldo verde. Apresentação do Organista Garcia e banda, que apresentará músicas portuguesas.

Local: R.Vila de Arouca, 306 S.Paulo. Info (11) 2455-1000


Sábado | 06 e 07 JUN 09

SÃO PAULO
Hopi Portugal | 10h às 20h

O parque temático Hopi Hari promove o Hopi Mundi, homenageando Portugal no primeiro fim de semana de junho. Cores verde e vermelha estarão presentes na decoração, e entre as opções gastronômicas, doces portugueses. O parque está localizado na Rod. dos Bandeirantes, km 72 (acesso pelo km 70,5) Vinhedo - São Paulo. Para ingressos antecipados, o custo é de R$ 39,90; na bilheteria, R$ 54,90.

Info (11) 4581-8637


Sábado | 06 e 07 JUN 09

SÃO PAULO
Santo Antônio na Chácara | 10h às 22h

A Praça Rui Amorim Cortez, em Santo Amaro, recebe a 5ª edição do "Santo Antônio na Chácara", tradicional festa que homenageia a colônia portuguesa e o Santo Casamenteiro. O evento conta com atrações no palco principal e na área infantil, 120 barracas de artesanatos, comidas típicas e de entidades beneficentes, além de atrações folclóricas portuguesas, apresentações de Corais, samba e muito mais. A festa do "Santo Antônio da Chácara", é promovida pela Aelcsa (Associação Chácara Santo Antônio) e pela Fittipaldi Invent, a organização espera receber cerca de 50 mil pessoas.

Local: Praça Rui Amorim Cortez, Chácara Santo Antônio - Santo Amaro / S.Paulo


Domingo | 07 JUN 09

SÃO PAULO
Bingo Beneficente | 14h30

A Provedoria da Comunidade Portuguesa de São Paulo promove mais um evento beneficente em prol do Lar dos Idosos, no salão de festas do Centro Trasmontano de São Paulo. Será sorteado, dentre outros brindes, uma passagem para Portugal e um final de semana no Hotel Monte das Oliveiras. Convites ao custo de R$ 35,00.

Local: R. Tabatinguera, 294 Centro - S.Paulo. Info (11) 2995-5451


Domingo | 07 JUN 09

SÃO PAULO
Almoço Dia de Portugal | 12h

O Clube Português de São Paulo prepara um almoço em Comemoração ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Apresentação Grupo Folclórico dos Veteranos de São Paulo.

Local: Rua Turiassu, 59 São Paulo. Info (11) 3666-6837 / 3666-3035


Domingo | 07 JUN 09

SÃO PAULO
Peça: O Fingidor | 19h

A Casa de Portugal de São Paulo, em comemoração ao Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas, convida para o espetáculo teatral “O Fingidor”, ficção do premiado dramaturgo Samir Yazbek sobre o universo de Fernando Pessoa, em cartaz no Teatro TUCA. Entrada franca. Confirme presença até 3 de junho, e retire ingresso no local meia hora antes.

Local: Rua Monte Alegre, 1024 Perdizes - S.Paulo. Info (11) 5571-1407 / 9658-0692 ou larissa.orlow@gmail.com