sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Sondagem PS e PSD separados por dois pontos

PS e PSD separados por dois pontos

por PAULA SÁ

A praticamente duas semanas das eleições legislativas, José Sócrates e Manuela Ferreira Leite estão empatado nas intenções de voto. O BE atinge os 11% e fica acima da CDU, que apenas atinge os 8%. O CDS de Paulo Portas vai até aos 6%. E ainda há 30% de indecisos.

A pouco mais de duas semanas das eleições legislativas, o PS continua a liderar as intenções de voto, com 37%, mas o PSD fica apenas a dois pontos percentuais dos socialistas, com 35%, segundo a sondagem realizada pelo Centro de Sondagens e Estudos de Opinião da Universidade Católica para o DN, JN, RTP e Antena 1. O que representa um empate técnico entre as duas principais forças políticas e lança a incerteza sobre quem vencerá as eleições de 27 deste mês. Uma coisa parece quase certa: nem José Sócrates nem Manuela Ferreira Leite parecem ter condições para obter uma maioria absoluta.

Nas legislativas de Fevereiro de 2005, Sócrates conseguiu a proeza (com 45,3%), derrotando o então líder social-democrata, Pedro Santana Lopes, que obteve um dos piores resultados eleitorais do PSD nas legislativas (28,7%).

Nesta sondagem da Católica aponta-se claramente para um crescimento do BE. Os bloquistas obtêm nas intenções de voto 11% (em 2005, o BE conseguiu 6,3% dos votos expressos) e, se assim acontecer, passam a liderar a ala mais à esquerda do PS, destronando a de coligação PCP/PEV, que há quatro anos se manteve à frente do partido de Francisco Louçã. A CDU, liderada por Jerónimo de Sousa, colhe agora apenas 8% nas intenções de voto.

No caso do Bloco de Esquerda, o resultado da sondagem aproxima-se da performance que teve nas últimas eleições europeias (10,7%), mas a CDU fica aquém do que conseguiu para o Parlamento Europeu (10,6%).

O CDS de Paulo Portas, que nas europeias atingiu os 8,3%, quando as sondagens apontavam para um escasso resultado de 2%, consegue neste estudo de opinião 6% nas intenções de voto.

A estimativa de resultados eleitorais do Centro de Sondagens da Católica foi obtida através da distribuição das intenções directas de voto em cada partido e redistribuindo indecisos, que se situam nos 30%. Pelo que a campanha eleitoral, que começa oficialmente no domingo, levará parte deste eleitorado a fazer pender o fiel da balança para o PS ou para o PSD.

A sondagem da Católica também foi realizada poucos dias após o chamado "caso TVI" e as acusações de alegada interferência do PS terão, muito provavelmente, influência nos resultados obtidos pelos socialistas. Mas o frente-a-frente entre José Sócrates e Ferreira Leite amanhã na SIC ajudará os dois líderes a angariar ou não novas simpatias.

Tags: Portugal

Nenhum comentário: