sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Teatro Nekrosius volta ao S. João com 'Os Idiotas'

por M. J. C.,Hoje

Nekrosius volta ao S. João com 'Os Idiotas'

A temporada do Teatro Nacional de S. João, no Porto, começa com um espectáculo de cinco horas e meia do conceituado encenador lituano.

É com o regresso do "teatro bruto e vital" do encenador lituano Eimuntas Nekrosius que o Teatro Nacional de São João, no Porto, abre a temporada 2009/2010. O director do teatro, Nuno Carinhas, qualifica o espectáculo Os Idiotas, com que Nekrosius volta a este palco pela quinta vez desde 1992, como "uma pièce de résistence baseada em O Idiota", de Dostoievski. São cinco horas e meia de teatro com dois intervalos para respirar, em cena apenas hoje e amanhã.

A programação do São João prossegue já na próxima semana com a apresentação nos dias 15 e 16 , no Mosteiro S. Bento da Vitória, do espectáculo Le Mâtitube, pela companhia Les Hommes Penchés, descrito por Nuno Carinhas como "o mais circense de todos os espectáculos do Festival Internacional de Marionetas do Porto", em cuja programação está integrado. No Teatro Carlos Alberto estará, entre os dias 17 e 27, o espectáculo Mansarda, em estreia absoluta, uma criação do Circolando dirigida por André Braga e Cláudia Figueiredo. Outras estreias em destaque neste mesmo palco são da peça Emília Gallotti, de G. E. Lessing, com encenação de Nuno M. Cardoso (28 de Outubro) e do clássico de Molière O Avarento, com encenação de Rogério de Carvalho (27 de Novembro)

No Teatro de S. João, a 20 de Novembro, estreia-se Breve Sumário da História de Deus, de Gil Vicente, com encenação de Nuno Carinhas. O ano do Pensamento Mágico, de Joan Didion, Dois Homens, de José Maria Vieira Mendes, A Febre, de Wallace Shawn, Amor, de André Sant'Anna, e Concerto à la Carte, de Franx Xavier Krötz são os espectáculos que integram o ciclo de monólogos previsto no vasto programa da temporada que é dedicada a Isabel Alves Costa, ex-directora do Rivoli, falecida inesperadamente a 15 de Agosto.

Tags: Artes, Teatro

Nenhum comentário: