segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Sócrates ganha as eleições em Portugal

Lisboa, 27 set (EFE).- O primeiro-ministro socialista, José Sócrates, venceu neste domingo as eleições legislativas em Portugal e se mostrou decidido a formar Governo após perder a maioria absoluta que conquistou em 2005.

A Comissão Nacional de Eleições confirmou a vitória do Partido Socialista (PS) com 36,5% de votos, contra 29% conseguido pelo Partido Social Democrata (PSD, centro-direita) de Manuela Ferreira Leite.

Sócrates proclamou que o PS tinha alcançado uma "vitória extraordinária" e em circunstâncias "muito difíceis e muito exigentes", em aparente referência aos graves efeitos da crise econômica internacional em seu país e ao assédio de todas as demais forças de oposição, empenhadas em acabar com sua maioria absoluta.

Manuela reconheceu a derrota de seu partido e, embora tenha felicitado o primeiro-ministro, adiantou que fará uma oposição "firme" e continuará o "combate político" na campanha que começa na segunda-feira para as eleições municipais do dia 11 de outubro.

A ex-ministra de Finanças anunciou que assume a "responsabilidade" dos resultados e disse que convocará, após as municipais, o Conselho Nacional de seu partido para que analise os resultados dos três processos eleitorais deste ano.

O PSD ganhou as eleições europeias de junho passado com uma percentagem dois pontos maior que o do PS, que obteve apenas 26,5%.

Mas na apuração provisória a oposição social democrata consegue três deputados a mais que em 2005 e contará com 78 dos 230 membros da Assembleia, enquanto os socialistas perdem, por enquanto, 25 dos 121 que conseguiram há quatro anos com 45% dos votos.

Apesar da fraqueza de sua maioria, Sócrates anunciou que esperará os contatos com as forças políticas que deve fazer agora o presidente da República, Aníbal Cavaco Silva (do PSD), e "realizar as consultas necessárias para formar Governo".

As eleições de hoje evidenciaram um grande crescimento de um aliado natural do PSD, o conservador Centro Democrático Social-Partido Popular (CDS-PP), que se transforma na terceira força portuguesa com 10,4% dos votos (7,2% em 2005) e passa de 12 para 21 deputados.

O marxista Bloco de Esquerda (BE), com 9,8% dos sufrágios (6,3% nas anteriores eleições) é outro dos ganhadores e duplica para 16 seus deputados.

A última força do arco parlamentar, a CDU registra um ligeiro aumento de votos e deputados ao passar de 7,5% de 2005 para 7,8% e de 14 para 15 deputados.

Sócrates acusou seus rivais de se esquecer de quem era o vencedor do pleito em seu discurso do final do dia eleitoral e considerou que o PS "foi escolhido sem nenhuma ambiguidade" e que "a vontade do povo é que continue governando Portugal".

"O objetivo agora é construir um futuro melhor para os portugueses e para isso o PS continuará seu trabalho na próxima legislatura", acrescentou Sócrates, que agradeceu a confiança do país e se comprometeu a estar a sua altura.

Por outro lado, o líder democrata-cristão do emergente CDS-PP, Paulo Portas, destacou como nestas eleições o povo tirou a maioria absoluta de Sócrates com 500 mil votos menos e "censurou a arrogância e prepotência de sua maioria".

O líder BE, Francisco Loucá, enfatizou que nenhum partido subiu tanto em termos percentuais como o seu e sustentou que este pleito foi um ponto de inflexão, criando "uma esquerda mais forte, capaz e representativa que representa uma grande esperança para o país".

"Não voltará a maioria absoluta do PS e não voltará a ser possível criar um sistema de seguridade social que degrade as pensões mais baixas", falou o dirigente do BE, a quem Sócrates criticou depois por falar como se continuasse em campanha eleitoral.

Por último o líder da coalizão de comunistas e Verdes, Jerónimo de Sousa, também considerou "estimulante" seu resultado, apesar de cair do terceiro para o quinto posto parlamentar.

"É um sinal de crescimento", sustentou o veterano dirigente comunista, ao se mostrar satisfeito por seus três décimos de aumento de votos e, sobretudo, pelo fim da maioria absoluta socialista.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Rancho Folclórico da Correlhã - Facha


Querem Saber Mais: Acessem http://www.rf-correlha.pt.vc/

twitter.com/MarcaoFerrari

Vale a Pena Assistir: Publicado no Twitter / abraços Marcão

Acessem: http://twitter.com/MarcaoFerrari

Home

Trend Info
FerrariMarcaoFerrari Folclórico da Correlhã do Senhor do Socorro, na freguesia da Facha. Visite em www.rf-correlha.pt.vc / http://marcaoportugal.blogs...

Rancho Folclórico da Correlhã - Facha

Excerto da actuação do Rancho Folclórico da Correlhã no Festival de Folclore nas festas em honra do Senhor do Socorro, na freguesia da Facha. Visite-nos em www.rf-correlha.pt.vc



Música Pistolera no Theatro Circo


Canções melódicas e dançáveis, politicamente incorrectas, cheias de atitude, porque críticas em relação ao estado das coisas: a luta dos imigrantes, os direitos da mulher…Uma rancheira perigosa e livre, popular e intensamente inventiva, algures entre a Cidade do México e Nova Iorque. Não é necessário colete anti-bala.

QUANDO
19 Set 2009

ONDE
Theatro Circo de Braga, Braga

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Aldeias Históricas

PORTAL DAS ALDEIAS HISTÓRICAS

PORTAL DAS ALDEIAS HISTÓRICASJá se encontra disponível ao público o Portal das ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL. Este novo sítio web apresenta-se bastante atractivo e versátil na pesquisa de informação. Sortelha, localizada no concelho do Sabugal, e uma das aldeias históricas mais visitadas no país. Vale a pena dar uma "olhadela" em: http://www.aldeiashistoricasdeportugal.com/

Julio Pomar homenageado

Homenagem

Júlio Pomar homenageado no Martinho da Arcada

Júlio Pomar homenageado no Martinho da Arcada

O pintor Júlio Pomar vai ser o convidado da segundo edição do ciclo de jantares-tertúlia Rostos da Portugalidade, organizado pelo escritor Luís Machado. A sessão realiza-se amanhã a partir das 19.30 e terá lugar no restaurante do Café Martinho da Arcada, em Lisboa.

Júlio Pomar, uma das grandes referência da arte portuguesa do século XX, vai ser alvo de homenagem com a atribuição de uma Mesa de Honra e a nomeação de Sócio Honorário por parte da Associação Portuguesa de Escritores. Por este ciclo, a realizar-se até Novembro, irão passar ainda Eduardo Lourenço, Manoel de Oliveira, Carlos do Carmo e Ruy de Carvalho.

Tags: Artes

Igreja de Santa Luzia ( Viana do Castelo)


Igreja de Santa Luzia
Igreja de Santa Luzia

A Basílica ou Templo do Sagrado Coração de Jesus, mais conhecido por Templo de Santa Luzia está situada no alto do monte deste nome, na cidade de Viana do Castelo, em Portugal, donde se vislumbra uma vista ímpar da região, que concilia o mar, o rio Lima (lethes) com o seu vale, e todo o complexo montanhoso, panorama considerado um dos melhores do mundo segundo a National Geographic.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

PS Logomarcas

A imagem do Partido Socialista é um factor da maior importância para todos que dela fazem uso. A unidade gráfica e as cores utilizadas já têm um historial de reconhecimento por parte de milhares de pessoas. Por esta razão, contamos consigo para usar e divulgar o logótipo e a logomarca do PS, dentro dos critérios aqui expostos. Bom trabalho!



Logótipos

Formatos para download:

logo_ps_cor.jpg

Freehand
Illustrator
JPG

logo_ps_pb.jpg

Freehand
Illustrator
JPG




Logomarca

Formatos para download:

psocialista_cor.jpg

Freehand
Illustrator
JPG

psocialista_pb.jpg

Freehand
Illustrator
JPG




Inversões

inversoes.jpg

Exploradores Missão para estudar plâncton passa por Lisboa

por PEDRO SOUSA TAVARES

Missão para estudar plâncton passa por Lisboa

Investigadores, a bordo do veleiro francês 'Tara', vão percorrer os oceanos do planeta durante três anos para estudar o impacto humano no plâncton, e obter o máximo de informação sobre este 'caldo' de microrganismos indispensável à vida no planeta. A capital portuguesa foi escolhida como a primeira escala em homenagem aos descobrimentos.

O veleiro francês Tara, que vai percorrer todos os oceanos do planeta durante três anos numa missão científica, atracou ontem no cais de Alcântara, em Lisboa, de onde partirá no sábado em direcção à costa marroquina.

O objectivo da expedição é estudar o plâncton e o impacto da actividade humana neste imprescindível "caldo" de microrganismos (dos reinos vegetal e animal), que produzem tanto oxigénio como todas as florestas do mundo, absorvem metade do dióxido de carbono que produzimos, influenciam o clima e servem de alimento a inúmeras espécies.

"O plâncton tem uma importância decisiva, mas sabemos muito pouco sobre as suas características, sobre as espécies que vivem nos ecossistemas que se constituem à sua volta", explicou ao DN o francês Colomban de Vargas, um dos cientistas que compõem a equipa internacional responsável pela pesquisa.

Ao longo da expedição, contou, será dada "uma pequena volta ao mundo" (ver gráfico), percorrendo "todas as grandes zonas oceânicas". Uma das prioridades será estudar concentrações de plâncton "já sujeitas à actividade humana", para avaliar as "consequências negativas" ou, eventualmente, positivas que esta teve no seu desenvolvimento.

Actualmente, os satélites são a única forma de estudar a "saúde" do fitoplâncton (vegetal) do planeta, nomeadamente medindo a "intensidade do verde" (clorofila) resultante da fotossíntese.

Mas este método tem falhas: os satélites não detectam a clorofila que se encontra abaixo dos cinco metros de profundidade - há fitoplâncton abaixo dos 100 metros -,e sobretudo nada dizem sobre a composição destas "bolsas" de vida.

É por isso um mundo essencialmente novo e desconhecido que se propõe revelar uma equipa multidisciplinar de diferentes nacionalidades, que inclui ecologistas, biólogos, oceanógrafos e físicos de algumas das maiores universidades e centros de investigação.

"O que sabemos", explicou Colomban de Vargas, "é que há mudanças muito importantes a acontecer. O plâncton evolui muito rapidamente, a vida adapta-se depressa".

A expedição - que partiu no dia 5 de Lorient (Bretanha, França), onde regressará em 2012 - não prevê investigação na costa portuguesa. Mas a opção por Lisboa como primeira escala foi consensual. "Pensámos que seria interessante, porque Portugal teve um papel muito importante na exploração dos oceanos.

Futebol: Boavista garante participação na II Divisão

por Lusa

Boavista garante participação na II Divisão

O Boavista garantiu hoje a participação esta época no Campeonato Nacional de futebol da II Divisão (Zona Norte), que esteve seriamente ameaçada devido a vários impedimentos que o inibiam de inscrever jogadores.

"Vamos ter o Boavista a jogar com o Tirsense na próxima quarta-feira", revelou à Agência Lusa a administradora da SAD boavisteira, Adelina Trindade Guedes.

A dirigente encontrava-se ainda em Lisboa, onde acompanhou de perto a reunião ordinária do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, que tem competência para decretar ou levantar impedimentos como os que quase atiravam com o Boavista para os campeonatos distritais do Porto.

Adelina Trindade Guedes não quis adiantar mais pormenores sobre o epílogo deste processo delicado, que obrigou os dirigentes "axadrezados" a realizar uma verdadeira maratona de contactos junto dos responsáveis pelos impedimentos.

Com o problema resolvido, o Boavista pode finalmente reinscrever jogadores até segunda-feira e, assim, iniciar a participação no Nacional da II Divisão, defrontando em casa o Tirsense, no dia 16, pelas 18:00.

Este encontro refere-se à primeira jornada e tinha sido adiado a pedido pelo Boavista, justamente para fazer um esforço com o intuito de prosseguir com os contactos que lhe permitiram suspender os impedimentos.

Teatro: 'Na(s)cer Cansado' em Espanha

07 Setembro 2009

'Na(s)cer Cansado' em Espanha

A peça Na(s)cer Cansado, a partir da obra de Henri Michaux, que o Teatro Municipal da Guarda e a Junta de Castilla y Léon co-produzem, vai estrear-se dia 11, no Teatro Calderón de Peñaranda de Bracamonte, em Salamanca.

A estreia em Portugal será no dia 17, no Teatro da Guarda, integrada no Acto Seguinte-Festival de Teatro da Guarda, ficando em cena até dia 19. Esta co--produção ibérica surge no âmbito da candidatura REDES ao Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha Portugal, da União Europeia. A encenação e a dramaturgia são de Luciano Amarelo, a cenografia de Fernando Fuentes e as interpretações de Armando Villafánez, Margarida Gonçalves e Félix Muñiz.

Tags: Artes, Teatro

Teatro Nekrosius volta ao S. João com 'Os Idiotas'

por M. J. C.,Hoje

Nekrosius volta ao S. João com 'Os Idiotas'

A temporada do Teatro Nacional de S. João, no Porto, começa com um espectáculo de cinco horas e meia do conceituado encenador lituano.

É com o regresso do "teatro bruto e vital" do encenador lituano Eimuntas Nekrosius que o Teatro Nacional de São João, no Porto, abre a temporada 2009/2010. O director do teatro, Nuno Carinhas, qualifica o espectáculo Os Idiotas, com que Nekrosius volta a este palco pela quinta vez desde 1992, como "uma pièce de résistence baseada em O Idiota", de Dostoievski. São cinco horas e meia de teatro com dois intervalos para respirar, em cena apenas hoje e amanhã.

A programação do São João prossegue já na próxima semana com a apresentação nos dias 15 e 16 , no Mosteiro S. Bento da Vitória, do espectáculo Le Mâtitube, pela companhia Les Hommes Penchés, descrito por Nuno Carinhas como "o mais circense de todos os espectáculos do Festival Internacional de Marionetas do Porto", em cuja programação está integrado. No Teatro Carlos Alberto estará, entre os dias 17 e 27, o espectáculo Mansarda, em estreia absoluta, uma criação do Circolando dirigida por André Braga e Cláudia Figueiredo. Outras estreias em destaque neste mesmo palco são da peça Emília Gallotti, de G. E. Lessing, com encenação de Nuno M. Cardoso (28 de Outubro) e do clássico de Molière O Avarento, com encenação de Rogério de Carvalho (27 de Novembro)

No Teatro de S. João, a 20 de Novembro, estreia-se Breve Sumário da História de Deus, de Gil Vicente, com encenação de Nuno Carinhas. O ano do Pensamento Mágico, de Joan Didion, Dois Homens, de José Maria Vieira Mendes, A Febre, de Wallace Shawn, Amor, de André Sant'Anna, e Concerto à la Carte, de Franx Xavier Krötz são os espectáculos que integram o ciclo de monólogos previsto no vasto programa da temporada que é dedicada a Isabel Alves Costa, ex-directora do Rivoli, falecida inesperadamente a 15 de Agosto.

Tags: Artes, Teatro

Sondagem PS e PSD separados por dois pontos

PS e PSD separados por dois pontos

por PAULA SÁ

A praticamente duas semanas das eleições legislativas, José Sócrates e Manuela Ferreira Leite estão empatado nas intenções de voto. O BE atinge os 11% e fica acima da CDU, que apenas atinge os 8%. O CDS de Paulo Portas vai até aos 6%. E ainda há 30% de indecisos.

A pouco mais de duas semanas das eleições legislativas, o PS continua a liderar as intenções de voto, com 37%, mas o PSD fica apenas a dois pontos percentuais dos socialistas, com 35%, segundo a sondagem realizada pelo Centro de Sondagens e Estudos de Opinião da Universidade Católica para o DN, JN, RTP e Antena 1. O que representa um empate técnico entre as duas principais forças políticas e lança a incerteza sobre quem vencerá as eleições de 27 deste mês. Uma coisa parece quase certa: nem José Sócrates nem Manuela Ferreira Leite parecem ter condições para obter uma maioria absoluta.

Nas legislativas de Fevereiro de 2005, Sócrates conseguiu a proeza (com 45,3%), derrotando o então líder social-democrata, Pedro Santana Lopes, que obteve um dos piores resultados eleitorais do PSD nas legislativas (28,7%).

Nesta sondagem da Católica aponta-se claramente para um crescimento do BE. Os bloquistas obtêm nas intenções de voto 11% (em 2005, o BE conseguiu 6,3% dos votos expressos) e, se assim acontecer, passam a liderar a ala mais à esquerda do PS, destronando a de coligação PCP/PEV, que há quatro anos se manteve à frente do partido de Francisco Louçã. A CDU, liderada por Jerónimo de Sousa, colhe agora apenas 8% nas intenções de voto.

No caso do Bloco de Esquerda, o resultado da sondagem aproxima-se da performance que teve nas últimas eleições europeias (10,7%), mas a CDU fica aquém do que conseguiu para o Parlamento Europeu (10,6%).

O CDS de Paulo Portas, que nas europeias atingiu os 8,3%, quando as sondagens apontavam para um escasso resultado de 2%, consegue neste estudo de opinião 6% nas intenções de voto.

A estimativa de resultados eleitorais do Centro de Sondagens da Católica foi obtida através da distribuição das intenções directas de voto em cada partido e redistribuindo indecisos, que se situam nos 30%. Pelo que a campanha eleitoral, que começa oficialmente no domingo, levará parte deste eleitorado a fazer pender o fiel da balança para o PS ou para o PSD.

A sondagem da Católica também foi realizada poucos dias após o chamado "caso TVI" e as acusações de alegada interferência do PS terão, muito provavelmente, influência nos resultados obtidos pelos socialistas. Mas o frente-a-frente entre José Sócrates e Ferreira Leite amanhã na SIC ajudará os dois líderes a angariar ou não novas simpatias.

Tags: Portugal

Aniversário / Marcão

Obrigaduuu....!!!! Clique na Imagem para Ver Melhor... bjs Marcão

1 comentários Links para esta postagem