sexta-feira, 24 de junho de 2011

Corpus Christi: uma tradição trazida pelos Portugueses

Corpus Christi: uma tradição trazida pelos Portugueses



Uma das festas mais tradicionais do Brasil é a festa de Corpus Christi, que hoje se celebra. Este é o único dia do ano em que a hóstia é reverenciada fora da igreja. Por todo o Brasil, fiéis e religiosos enfeitam as cidades com tapetes coloridos e fazem procissões. Serragem colorida, flores, café e sal grosso dão contorno aos símbolos da fé cristã, como o cálice e a eucaristia.

Nalguns lugares, os fiéis usam outros objetos e montam os tapetes com material reciclado, como pedaços de pneu e tampinhas de garrafa.

Também thá tapetes tecidos de toalhas, cobertores bordados e almofadas. As peças serão vendidas depois da procissão para ajudar diferentes entidades. Um tapete enorme, de dois quilómetros de extensão, cobriu três ruas de São Gonçalo, no Rio de Janeiro.

Tradição trazida pelos Portugueses

A celebração de Corpus Christi foi trazida para o Brasil pelos Portugueses.

O Corpus Christi é comemorado sempre numa quinta-feira, dia da ultima ceia de Jesus com os apóstolos, quando lhes pediu que fosse lembrado com o pão e o vinho, que se transformariam no seu corpo e sangue.

A hóstia é levada no ostensório a frente do cortejo e exibida aos fiéis como símbolo de Jesus vivo. É o único dia do ano que o pão, que representa o corpo de cristo, sai da igreja. Em sinal de respeito, somente os bispos e padres andam sobre o tapete. Os fiéis seguem ao lado na procissão.

Um comentário:

Anônimo disse...

Marcão,

Obrigado e Parabéns por enaltecer e mostrar as tradições de Portugal