sexta-feira, 29 de abril de 2011

Eleições Legislativas 2011


CONSULADO GERAL DE PORTUGAL EM SÃO PAULO




Eleições Legislativas 2011

     Estão marcadas para o próximo dia 05 de Junho de 2011 as eleições para a Assembleia da República.
     Você que tem nacionalidade portuguesa (mesmo que tenha nascido no Brasil) e está com o seu recenseamento eleitoral em dia irá receber pelo correio uma carta contendo o boletim de voto e instruções.
     É muito importante que vote. Independentemente do partido que pretenda escolher, é necessário que exerçam esse direito.
     São Paulo se tornou hoje o maior colégio eleitoral português do mundo, com mais de 48.000 eleitores. Portanto a sua participação neste acto eleitoral pode ser decisiva para o futuro político de Portugal.
     Quem não vota não conta! Quanto mais votos São Paulo tiver, maiores serão as possibilidades de serem aprovadas medidas de melhorias nos serviços consulares e de apoio à comunidade luso-brasileira de São Paulo.
Como Votar
    Os eleitores residentes no estrangeiro, nascidos em Portugal ou não, desde que inscritos nos cadernos de recenseamento eleitoral, podem votar nestas eleições.
     Para verificar se está inscrito consulte seus dados no site www.recenseamento.mai.gov.pt .
    Os eleitores votarão por correspondência, recebendo para o efeito o boletim de voto, pelo correio, nas suas residências. O voto deverá em seguida ser enviado directamente, com uma cópia da certidão de eleitor emitida pelo posto consular, ou do cartão de eleitor.
     Caso não a tenha, lhe enviaremos uma cópia que usará para votar. Basta solicitar clicando aqui (por favor informe seus dados, número de eleitor, nome completo, data de nascimento e número do Bilhete de Identidade ou Cartão do Cidadão).  Se tiver qualquer dificuldade pode também contactar-nos por telefone (3084-1800).
     Para verificar as instruções sobre como votar que acompanham o boletim, clique aqui (são instruções das últimas eleições  que ainda serão actualizadas).

     A remessa para Lisboa deve ser feita por via aérea. Envie o mais cedo possível. Não é necessário esperar pelo dia da eleição.
     Informamos ainda que o recenseamento eleitoral está suspenso até a realização das eleições e que, caso não esteja inscrito, infelizmente não poderá votar. Por isso, após as eleições, providencie o seu recenseamento eleitoral.
     Os eleitores que fizerem o cartão do Cidadão em Portugal correm o risco de terem perdido o recenseamento em São Paulo.
     Caso não esteja inscrito em nossos cadernos, não poderá votar nestas eleições
     Caso tenha procurado seu nome no site www.recenseamento.mai.gov.pt, e descoberto que está recenseado em outra freguesia/distrito consular, ainda restará a possibilidade do "voto antecipado", desde que esteja dentro de certas condições. Para saber quais são, consulte o linkhttp://www.portaldoeleitor.pt/Paginas/VotoAntecipado.aspx . Depois de consultar, caso se enquadre em algum dos critérios contacte-nos entre os dias 16 3 30 de maio para que possamos preparar a sala para a sua votação, ocasião em que deverá trazer os documentos solicitados.
O que é a Assembleia da República

     A Assembleia da República é composta por 230 deputados, dos quais 2 representam o círculo eleitoral da Europa e 2 o circulo eleitoral de Fora da Europa. Os Deputados são eleitos por listas apresentadas por partidos, ou coligações de partidos, em cada círculo eleitoral, para mandatos de 4 anos.
     O eleitor vota no Partido ao qual pertence o seu candidato escolhido, e não directamente no candidato.

     A Assembleia da República tem, entre outras, competências no domínio da produção legislativa, de fiscalização do cumprimento das leis e da Constituição e de acompanhamento da actuação do Governo.
     Pode saber mais sobre a Assembleia da República em www.parlamento.pt.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela excelente postagem

Anônimo disse...

O Consulado de Portugal em SP sempre atento aos aspectos ligados com a Cidadânia Parabéns a toda equipe.