terça-feira, 4 de agosto de 2009

Vinhos portugueses premiados

boa_vida

Vinhos portugueses premiados

por: Sandra nobre

Há quatro vinhos portugueses na selecção dos melhores do ano da revista americana Wine & Spirits. Estes vinhos estão, não só entre os 100 melhores de 2005, como surgem no topo da tabela com pontuações acima dos 90 numa escala de 100 pontos. Os premiados nacionais são Taylor Quinta de Vargellas Vinha Velha 2000 (95 pontos), Quinta do Crasto 2001 Douro Reserva (93), Quinta do Ventozelo 2000 Douro (93) e o vinho verde alvarinho Reguengo de Melgaço 2004 (92). A surpresa só não foi maior porque todos os vinhos premiados já tinham recebido antes vários galardões internacionais.

A escolha dos 100 Melhores Vinhos de 2005 foi feita a partir da prova de 8820 vinhos de todo o mundo. A Wine & Spirits, não sendo a principal revista do sector, tem, no entanto, grande visibilidade no mercado americano, o que para os produtores nacionais é factor determinante. "Não é uma revista 'política' e as provas são bastante isentas", refere Miguel Roquette, director comercial e de marketing da Quinta do Crasto. Sobre os vinhos a revista diz "Estes 100 receberam as nossas mais altas recomendações e são os vinhos que nós acreditamos estarem no topo das respectivas categorias". A revista distinguiu também os produtores Aveleda, Quinta do Castro, Taylor e Quinta do Ventozelo . Para estes "é a confirmação do trabalho desenvolvido na investigação, nas vinhas e nos recursos humanos", sublinha Raul Ribadave, gestor da marca Taylor (que nos EUA e Canadá é referida como Taylor Fladgate).

Quanto a preços, as empresas não prevêm aumentos, mas há repercussões imediatas nas vendas. "Há procura de informação e não conseguimos controlar a especulação no mercado", sublinha Miguel Roquette. No caso da Taylor há apenas 12 garrafas para venda na cave, a Quinta do Ventozelo tem algumas na loja do PortoLugar do Vinho, que é da empresa. Todas podem ser encontradas em lojas especializadas.

Este é o impulso que faltava aos vinhos nacionais. "Portugal não é conhecido como produtor de vinhos, e num mercado tão competitivo este reconhecimento dá-nos visibilidade", diz António Guedes, administrador da Quinta da Aveleda.

Nenhum comentário: