segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Prémio Engeno / Embaixada de Portugal

Beth Goulart apresenta Prémio Engenho, hoje, na Embaixada de Portugal

A actriz brasileira Beth Goulart será a apresentadora do 6º Prémio Engenho de Comunicação – O Dia em que o Jornalista Vira Notícia, hoje, a partir das 20.30, na Embaixada de Portugal em Brasília.

O evento é a mais tradicional distinção de jornalistas e veículos de comunicação fora do eixo Rio-São Paulo.

Serão contempladas dez categorias do jornalismo, além de serem prerstadas três homenagens a personalidades da comunicação social. As escolhas dos finalistas e vencedores foram feitas por uma comissão de notáveis que incluiu o ministro do STF Marco Aurélio Mello, o director-executivo da ANJ (Associação Nacional dos Jornais), Ricardo Pedreira, a directora da Faculdade de Comunicação da Universidade Católica de Brasília, profa. Elen Geraldes, o secretário de Cultura do DF, Silvestre Gorgulho, o presidente do CND-Sebrae e da Fecomércio-DF, senador Adelmir Santana.

O Prémio Engenho de Comunicação foi instituído, em 2004, pela empresa Engenho Criatividade & Comunicação, com sede em Brasília. Conferido anualmente, contempla profissionais da Comunicação, casos bem sucedidos e veículos de comunicação que se destacaram nos doze meses anteriores à solenidade da entrega.

"Este prémio tem por objectivo valorizar a Comunicação e os seus profissionais, chamando a atenção para os relevantes serviços que os comunicadores prestam à sociedade", disse a directora da Engenho Criatividade & Comunicação, jornalista Kátia Cubel, fundadora da empresa e idealizadora do prémio.

Amar Portugal / Foto


Amar Portugal / Bonita Foto


quinta-feira, 27 de agosto de 2009

No túmulo de um inglês Euclides da Cunha



Euclides da Cunha
Menu do Autor:
Último texto
No túmulo de um inglês
Euclides da Cunha
És bem feliz,mylord!... na tua tumba fria
Um sono gozas, bom — no seio da soedade
Feliz!... não tens o Sol de tu'Albion sombria
Mas tens o olhar de Deus — O Sol da eternidade!...

És bem feliz mylord a triste ventania
Soluça nos ciprestes os cantos da saudade...
Quem sabe se te traz — em vozes de agonia—
Os risos e as canções de tua mocidade!...

Estás livre do splen... invejo-te deveras...
Do túmulo a sombra espanca as pálidas quimeras.
— Em teu berço de pedra embala-te a soidão...

És bem feliz mylord — assim antes eu fora!...
Tu tens a calma eterna, a solidão sonora
E tu não tens — feliz — não tens — teu coração...
Rio — 2 de Novembro 1883.
_________________________________________________________________
Este túmulo está no cemitério de Catumbi — tornou-se-me saliente saliente pela isolação em [que] se acha — quase em pleno mato — completamente separado dos outros. Antes de ler a inscrição na lousa — onde este soneto fiz — adivinhei ser de um inglês...

Poema inédito e manuscrito do caderno de adolescência Ondas, escrito aos 17 anos. Euclides acrescentou-lhe a uma nota explicativa no final da página. Mantida ortografia original.


Extraído dos "Cadernos de Literatura Brasileira",
números 13 e 14, Dezembro de 2002, publicação do Instituto Moreira Salles, pág. 151.

1909/2009 - Lembramos os 100 anos do falecimento do autor.

Euclides da Cunha
: tudo sobre o autor e sua obra em "Biografias".

Leia o texto. Compre o livro.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

440 Visitas no Blog em 27/8

Caros amigos,

Estou muito Feliz, hoje terça feira 26/8 o nosso -de todos- Blog, teve 152 Visitas,

Quarta Feira 26/8... 260, Quinta 27/8... 440... Sexta 28/8... 385

Dá-lhe Marcão... obrigaduuuuuuo, Marcão
Páginas vistas por dia

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Alexandre I O Neto...



Alexandre o Neto




Vista da Minha Janela

Segunda-feira, 24 de Agosto de 2009

Vista da Minha Janela








Fotos Tiradas com celular e da janela do meu quarto, no Muro em detalhe um "Furão/Gambá" perdido...

domingo, 23 de agosto de 2009

Folclore Português

Vamos curtir um pouquinho da dança folclórica Portuguesa é muiiiiito Bom >>> abraços Marcão

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Blog Revista Lusofonia

Caro Amigo Marcão,

Já esta no ar a versão de Agosto do Blog Revista Lusofonia - www.revistalusofonia.wordpress.com

Este mês contamos com textos inéditos e de novos colaboradores:

Links diretos para os textos:

Agradeço a divulgação e desejo a todos boa leitura.

João Alves das Neves

Blog: www.joaoalvesdasneves.blogspot.com/
Site: www.pessoano.com.br ou www.revistalusofonia.wordpress.com

domingo, 16 de agosto de 2009

Carina Freitas / Raul Seixas


Cantora portuguesa actua no Brasil em homenagem a Raul Seixas

Carina Freitas vai lançar no Brasil o seu álbum "Alquimia" e actua no concerto destinado a assinalar os 20 anos da morte de Raul Seixas.

O Brasil prepara-se para as cerimónias dos 20 anos da morte do "maluco beleza" Raul Seixas, o músico de "Há Dez Mil Anos Atrás" e "O Dia Em Que a Terra Parou", e entre as estrelas que o vão homenagear há uma portuguesa.

Fã de Raúl, a cantora e médica portuguesa Carina Freitas participará no tradicional desfile que vai do Teatro Municipal à Praça da Sé, em São Paulo. Ali será montado um palco, onde interpretará o tango "Canto Para a Minha Morte" (da autoria de Raul Seixas e Paulo Coelho).

Em 2006, Carina, que é cantora, mestre em Neurociências e assistente hospitalar de Pedopsiquiatria no Hospital Central do Funchal, lançou o seu álbum de estreia, "Alquimia", que além de integrar o "Canto Para a Minha Morte", tinha como tema principal, "Alquimia, Segredo Guardado", que foi composto para Raul Seixas.

Agora, o álbum será lançado no Brasil, pela Editora B & A, Lda. "Alquimia" será ainda oferecido como brinde do livro "Metamorfose Ambulante" da autoria de Mário Lucena sobre o pai do rock brasileiro. O lançamento será dia 21 de Agosto, dia da homenagem aos 20 anos da morte de Raul Seixas.


Leia no Diário de Notícias

Publicado pela Embaixada de Portugal - Brasília em 15.8.09

Miguel Gomes Filme


15.8.09
Filme do português Miguel Gomes bem recebido pela crítica brasileira

"Aquele querido mês de Agosto", filme do realizador português Miguel Gomes estreado em Portugal no ano passado, chega agora ao Brasil, com elogios da crítica de cinema de São Paulo.

A produção, feita com reduzidos recursos financeiros, foi bem recebida e elogiada pelos críticos da "Folha de S. Paulo" e do "Estado de S. Paulo".

Realizado em Arganil, uma localidade na região Centro de Portugal, "Aquele querido mês de Agosto" já tinha colhido boas referências no mercado português.

Trata-se de um misto de ficção e documentário, que retrata um triângulo amoroso entre um pai, uma filha e um primo, no meio rural, onde não falta a trilha sonora natural de uma festa popular.

Inácio Araújo, da "Folha de S. Paulo", descreve o filme de Miguel Gomes como "um filme de estreia mais que animador". "O cinema lusitano dá, com esta obra, e literalmente, um belo baile em seus vizinhos europeus e em seus primos brasileiros", escreve o crítico do jornal paulista. No "Estado de S. Paulo", o longa-metragem português recebe a cotação de "óptimo".

Leia mais no Portugal Digital e aqui

Publicado pela Embaixada de Portugal - Brasília em 15.8.09

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Imagens de um Algarve há muito desaparecido





As imagens desta galeria mostram um Algarve há muito desaparecido, dos fins dos anos 60 e princípios dos anos 70, quando o turismo já dava os primeiros passos, mas não tinha ainda roubado a alma de muitos dos lugares. Em algumas das praias, vilas e cidades aqui retratadas, o que hoje existe é diferente, mas não é mau. Noutras... A comparação ou a recordação fica para ser feita por cada um dos leitores.



Vocalista dos Supertrampa / Albufeira

Cultura

Vocalista dos Supertramp actua a solo em Albufeira com a assinatura do "Allgarve"


Foto
d.r. Ver Fotos »
Roger Hodgson

O vocalista e um dos fundadores dos Supertramp, Roger Hodgson, actua a solo no dia 15 de Agosto na Marina de Albufeira, um concerto promovido pelo programa "Allgarve 2009".

Hodgson foi um dos co-fundadores da banda britânica, em 1969, tendo ao longo de 14 anos composto êxitos como "The Logical Song", "Dreamer" ou "Breakfast in America".

Actualmente, o artista - que toca teclado, guitarra e piano -, actua a solo com uma banda de suporte e colabora em concertos de orquestra, com apresentações em vários locais do mundo.

O concerto junta-se a outros de artistas já anunciados no âmbito do "Allgarve Music" como Martinho da Vila e Gilberto Gil (29 de Julho), Joss Stone (31 de Julho), Seal (01 de Agosto) e Maria Rita (05 de Agosto).

José Cid e Herman José (07 de Agosto), Ive Mendes (13 de Agosto), a fadista Mariza (14 de Agosto) e Abba Gold, grupo de tributo à banda sueca 18 de Agosto), completam o cartaz.

Durante os meses de Verão, o Allgarve vai apresentar um conjunto de eventos, entre concertos, festas na praia, exposições artísticas, um festival de "jazz" e eventos gastronómicos e desportivos.

Até Outubro, serão apresentados cerca de 15 eventos desportivos, como a prova nocturna dos mil quilómetros da "Le Mans Series", que decorre entre 31 de Julho e 02 de Agosto no Autódromo Internacional do Algarve.

A nível de eventos gastronómicos, ao Festival da Sardinha (de 07 a 16 de Agosto, em Portimão) e do Marisco (de 10 a 15 de Agosto, em Olhão), junta-se agora o Festival da Cataplana, que decorre em Julho na Marina de Vilamoura.

No que respeita à Arte, arrancaram já no final de Junho em vários concelhos algarvios as seis exposições previstas ao abrigo do "ART Allgarve", sob o tema "Tão brilhante como o Sol".

Com a chancela das fundações Serralves e Berardo, entre outras, às exposições - patentes até Setembro em Faro, Loulé, Portimão e Silves -, junta-se um programa de debates, ciclos de cinema e visitas guiadas.

O "Allgarve Jazz", que segundo a organização é o primeiro transversal a uma região, arrancou em Faro e promete levar as sonoridades "jazz" a locais históricos e unidades hoteleiras durante três fins-de-semana.

O festival apresenta, entre outros, a Orquestra Glenn Miller, o quarteto de Francesco Cafiso, o guitarrista Al Di Meola e o trio de Mário Laginha.

O "Allgarve", que já vai na sua terceira edição, aposta em eventos musicais, desportivos, culturais, gastronómicos e de animação social como forma de complementar a tradicional oferta algarvia de sol e praia.

17 de Julho de 2009 | 13:37
agência lusa

Ive Mendes leva jazz




Publicado pela Embaixada de Portugal - Brasília em 13.8.09 Ive Mendes leva jazz do Brasil a Portugal
A brasileira Ive Mendes canta hoje no Dom Pedro Golf Resort, em Vilamoura, no Algarve, região sul de Portugal. O disco de estreia de Ive Mendes foi bem recebido pelo público e crítica, com a sua mistura única de jazz com a sensualidade característica do Brasil.
Descoberta por Robin Millar (produtor de Sade), a cantora apresenta em Vilamoura um pectáculo intimista. O concerto integra a agenda do Allgarve Music, cujas receitas, arrecadadas pelo Turismo de Portugal, revertem a favor de instituições de solidariedade social que actuam na região algarvia. Leia no Observatório do Algarve /Publicado pela Embaixada de Portugal - Brasília em 13.8.09

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Vinhos portugueses premiados

boa_vida

Vinhos portugueses premiados

por: Sandra nobre

Há quatro vinhos portugueses na selecção dos melhores do ano da revista americana Wine & Spirits. Estes vinhos estão, não só entre os 100 melhores de 2005, como surgem no topo da tabela com pontuações acima dos 90 numa escala de 100 pontos. Os premiados nacionais são Taylor Quinta de Vargellas Vinha Velha 2000 (95 pontos), Quinta do Crasto 2001 Douro Reserva (93), Quinta do Ventozelo 2000 Douro (93) e o vinho verde alvarinho Reguengo de Melgaço 2004 (92). A surpresa só não foi maior porque todos os vinhos premiados já tinham recebido antes vários galardões internacionais.

A escolha dos 100 Melhores Vinhos de 2005 foi feita a partir da prova de 8820 vinhos de todo o mundo. A Wine & Spirits, não sendo a principal revista do sector, tem, no entanto, grande visibilidade no mercado americano, o que para os produtores nacionais é factor determinante. "Não é uma revista 'política' e as provas são bastante isentas", refere Miguel Roquette, director comercial e de marketing da Quinta do Crasto. Sobre os vinhos a revista diz "Estes 100 receberam as nossas mais altas recomendações e são os vinhos que nós acreditamos estarem no topo das respectivas categorias". A revista distinguiu também os produtores Aveleda, Quinta do Castro, Taylor e Quinta do Ventozelo . Para estes "é a confirmação do trabalho desenvolvido na investigação, nas vinhas e nos recursos humanos", sublinha Raul Ribadave, gestor da marca Taylor (que nos EUA e Canadá é referida como Taylor Fladgate).

Quanto a preços, as empresas não prevêm aumentos, mas há repercussões imediatas nas vendas. "Há procura de informação e não conseguimos controlar a especulação no mercado", sublinha Miguel Roquette. No caso da Taylor há apenas 12 garrafas para venda na cave, a Quinta do Ventozelo tem algumas na loja do PortoLugar do Vinho, que é da empresa. Todas podem ser encontradas em lojas especializadas.

Este é o impulso que faltava aos vinhos nacionais. "Portugal não é conhecido como produtor de vinhos, e num mercado tão competitivo este reconhecimento dá-nos visibilidade", diz António Guedes, administrador da Quinta da Aveleda.

Conheça uma delícia da cozinha portuguesa: os pastéis de belém

Ai, Que Delicia...

Portugal vai facilitar a legalização de estrangeiros

epois do acordo com o Brasil para a legalização dos brasileiros que chegaram em Portugal até julho, assinado na visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país, o governo português prepara um novo projeto para regulamentar a atual lei de estrangeiros. Há cerca de 30 mil brasileiros ilegais em Portugal, que encontram dificuldades para obter a legalização.

O ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Nuno Morais Sarmento, disse ao Estado que há quatro aspectos que deverão entrar na legislação: a possibilidade de filhos de ilegais irem para a escola e receberem cuidados médicos em hospitais públicos; a reunião das famílias quando um dos membros estiver legalizado; a legalização de quem paga impostos e seguridade social; e o reconhecimento de diplomas. Ele não quis indicar uma data para a aprovação da regulamentação.

Sobre os imigrantes brasileiros, Sarmento disse que o governo português quer deixar claro que o país não está de portas abertas para a imigração, apesar do afeto. "Temos de ter a responsabilidade de dizer que tem de haver limites. Porque sem isso criaríamos expectativas que depois frustraríamos, prejudicando a situação de todos", disse o ministro.

Ele também minimizou os problemas que os cerca de 3 mil imigrantes ilegais portugueses que estão no Brasil encontram para obter regularização. "Estamos certos de que as autoridades brasileiras têm o mesmo empenho que nós temos nesse processo."

Carlos Viana, presidente da Casa do Brasil, critica a demora no projeto. "Já se passou mais de um ano e é uma lei que pede necessariamente uma regulamentação. Há uma leitura política para esse atraso". No entanto, poderá haver vantagens no atraso. "Tudo leva a crer que as recomendações do organismo onde as associações de imigrantes têm assento vão ser tidas em conta. É o compromisso que o governo está assumindo publicamente." Yahoo!Noticias

Ministro Português / Luís Amado

Liberdade de circulação na CPLP vai demorar, diz ministro português dos Negócios Estrangeiros

O ministro português dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, disse ontem que "vai demorar muito tempo" até existir livre circulação de cidadãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) no espaço lusófono.

Em declarações em São Tomé, onde se encontra em visita de trabalho, Amado afirmou que uma proposta nesse sentido "não depende apenas da liberdade de circulação para Portugal, depende da liberdade de circulação para muitos outros países que fazem parte da CPLP, que têm a sua legislação própria e o seu ordenamento jurídico".

O jornal Diário de Notícias havia referido, antes, que o "Partido Socialista (PS) Português vai propor a livre circulação de pessoas nos países lusófonos", acrecentando que o assunto estaria sendo trabalhado em documentos que servem de base ao programa de Governo que o PS irá apresentar nas próximas eleições legislativas. Leia mais na Agência Lusa

Publicado pela Embaixada de Portugal - Brasília em 29.7.09