quinta-feira, 24 de março de 2011

Dezanove portugueses entre os melhores da Ciência


Prémios Seeds of Science 2011

Dezanove portugueses entre os melhores da Ciência

Os Prémios Seeds of Science, que destinguem este ano 19 investigadores portugueses, serão entregues no Casino da Figueira em Maio. O ministro Mariano Gago é um dos premiados
Por:M. B. com Lusa


O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior vai receber o prémio especial '25 anos' pelo trabalho que desenvolveu na presidência da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica - actualmente com a denominação de Fundação para a Ciência e Tecnologia - assumida por Mariano Gago em 1986.
No entender de Jorge Massada, director do jornal 'Ciência Hoje', "para vermos a ciência como a vemos hoje, em termos de projecção, investigação e reconhecimento, essa presidência [de Mariano Gago] foi decisiva".
A edição de 2011 dos prémios, considerados como os Óscares da Ciência, atinge "um brilho muito grande", frisa o responsável, ao galardoar 19 personalidades de áreas científicas diversas, estabelecidas em Portugal e no estrangeiro.
De entre os galardoados, Jorge Massada destaca ainda o prémio 'Comunicação', atribuído à jovem investigadora Sara Santos, do Royal Institution of Great Britain, "pelo uso que faz da matemática num projecto de animação de rua".
Ana Paula Vale, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, recebe o Seed of Science Ciências Sociais e Humanas "pelo trabalho sobre a dislexia infantil, através do primeiro estudo sobre a revalência desta síndrome em crianças portuguesas", refere uma nota da organização.
O galardão da área das Ciências da Terra, do Mar e da Atmosfera foi atribuído a Rui Ponte, investigador do fenómeno atmosférico "El Niño", enquanto que Miguel Soares, do Instituto Gulbenkian de Ciência, recebe o prémio Ciências da Saúde, pela descoberta de uma proteína capaz de travar a sepsis grave, patologia considerada "a segunda maior causa de morte nas salas de cuidados intensivos dos hospitais de todo o mundo".
A coordenadora da equipa da Universidade de Coimbra, Ana Paula Piedade - que desenvolveu uma solução impeditiva da reacção negativa do organismo à rede metálica colocada no interior de vasos sanguíneos obstruídos - vence o prémio de Engenharias e Tecnologias, atribuído igualmente a Vítor Costa, da Universidade de Aveiro, o criador de uma torneira misturadora que permite reduzir o desperdício de água.
Na Categoria do Seed of Science Junior, o prémio foi atribuído ao informático Miguel Cruz, autor de uma "apresentação inovadora" sobre a queda dos impérios marítimos de Portugal, Espanha, França e Reino Unido.
Nuno Peres (Universidade do Minho), João Lopes dos Santos (Universidade do Porto), Vítor Pereira (Instituto de Ciências Materiais de Madrid) e Eduardo Castro (Universidade de Singapura), com o estudo do grafeno, um dos materiais mais fortes e resistentes do mundo, descoberto em 2004, valeu-lhes o Seed of Science Ciências Exactas.
O Seed of Science Consagração, que distingue cientistas séniores em topo de carreira, foi atribuído a Ana Cumano, António Freitas, Paulo Vieira e António Bandeira (Instituto Pasteur) e Benedita Rocha (Instituto Necker) pela investigação "de excelência a nível mundial" na área da imunologia.
O primeiro português a licenciar-se em Bioquímica, investigador da Universidade de Coimbra nos domínios da Fisiologia Celular e Neurobiologia, Arsénio Pato de Carvalho, recebe o Seed of Science Carreira e Maria do Carmo Fonseca, directora executiva do Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa e Prémio Pessoa 2010 o Seed of Science Personalidade.

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente Postagem mostrando um Portugal novo.