quinta-feira, 24 de março de 2011

entrevista: Cuca Roseta


Entrevista

"Dar aos outros o melhor de mim"

É a mais recente descoberta do fado: aos 29 anos, Cuca Roseta apresentou ontem, no Jardim de Belém, o seu primeiro disco, homónimo
Por:Joana Alves


Correio da Manhã – Pertenceu aos Toranja, banda de Tiago Bettencourt, mas acabou por abandoná-la. Já existia a paixão pelo fado?
Cuca Roseta – Cantava nos Toranja como hóbi. Concorri a um concurso de fados com uns amigos e foi quando me apercebi de que gosto mais de cantar esta música, que conhecia apenas de ouvir nas casas de fado. A partir daí, saí dos Toranja e passei a dedicar-me ao fado. E fui sempre evoluindo.
– Não se vê a deixar o fado e a partir para outro género musical?
– Nem pensar. Adoro música de todo o género mas não faria delas a minha vida. Só do fado.
– O que é o fado para si?
– Fado é a verdade de cada pessoa. Há sempre uma verdade das emoções transmitida pela voz.
– Amália ou Mariza?
– Amália, sem dúvida.
– Sente que se distingue dos outros fadistas que pertencem a esta nova geração que tem vindo a emergir?
– Sinto que tenho algo que me distingue. Como o fado é a verdade, não há nenhum fadista igual. Todos podem trazer algo de maravilhoso e diferente porque somos todos iguais, temos todos uma alma, mas somos, também, todos diferentes.
– Por ter sido um argentino (Gustavo Santaolalla) a descobri-la, acha que o fado está a ganhar força lá fora?
– Muita. O fado está a conquistar o Mundo. Vê-se pela Mariza, pela Cristina Branco. Embora o fado seja português, na Argentina existe o tango. A linguagem é muito parecida e o Gustavo entendeu muito bem a sua emoção. "Só tens de ser tu própria. Aí já há alguma coisa de novo", era o que ele dizia.
– Baseando-me na ‘Rua do Capelão’, tem o destino marcado? Sabe o que será o futuro?
– O meu destino é aquilo que eu dizia: cumprir a minha missão enquanto ser humano, dar aos outros o melhor de mim, o que me foi dado como um dom, da melhor forma possível.
PERFIL
Isabel (Cuca) Roseta tem 29 anos, é formada em Psicologia e vive em S. João do Estoril. Estreou-se no fado pela mão de João Braga e foi uma das fadistas convidadas para cantar para Bento XVI na sua passagem por Lisboa. 

Um comentário:

Anônimo disse...

A Cuca é a cara do Portugal Novo, Parabéns Marcão, teu blog tá arrazando