sábado, 2 de maio de 2009

Arouca São Paulo Clube

Histórico
Muitos anos se passaram desde aquele 08 de março de 1979, quando homens determinados fizeram nascer esta obra que hoje é referência entre as entidades Luso-Brasileiras.
As grandes características do homem português: a sua determinação em não enjeitar os esforços necessários à realização do que deseja. Preferimos chamar a tudo isso de fé.
Fé que, somada à de todos que compõe nosso povo, fez a Nação que somos hoje, constituída por continentes, distribuída por raças diversas.
Assim o Arouca São Paulo Clube começava a nascer em setembro de 1978,na casa do comendador José Soares Ferreira, fundador numero um e também o primeiro presidente, ali na rua dos Rodrigues, 305 - Freguesia do Ó, quando um grupo de arouquenses ilustres resolveu recepcionar um conterrâneo muito querido que visitava o Brasil.Era o senhor Jerônimo, pai do outro sócio fundador deste clube, o Senhor Joaquim Correia.
Ali começava então um trabalho de perseverança e determinação, com a criação de uma comissão instaladora, representativa de todas as vinte freguesias do Conselho de Arouca.

Buscava-se a efetiva representatividade, buscava-se o fortalecimento de todos os naturais dessa região.
A comissão era constituída por Armando Gomes Ferreira, Joaquim Correia dos Santos, Frederico Vasconcelos Maia, Manuel Almeida, Arthur Andrade Pinto e o próprio José Soares Ferreira, grande condutor nesse processo de criação.
Tal comissão teve a inestimável ajuda de Antonio josé Branquinha ( In memorian )e Constantino Brandão ( In memorian ), sendo depois alargada para 24 homens, que desenvolveram os trabalhos, num autêntico mutirão, até que no dia 08 de março de 1979, lá mesmo na Rua dos Rodrigues - Freguesia do Ó, nascia o jovem Arouca São Paulo Clube.

Tudo isto foi resultado do esforço de homens simples, que souberam fazer por Portugal, pela sua região do Arouca, sem medir sacrifícios, querendo dar vazão à vontade de engrandecer a terra onde nasceram e à Pátria que os recebeu.
Animava-lhe a idéia de um clube onde pudessem reunir os naturais de Arouca. O Arouca São Paulo Clube foi crescendo, superando as próprias expectativas iniciais, ficando notabilizado pela incrível capacidade de mobilização dos seus integrantes, que se faziam presentes em todos os eventos da comunidade.em setembro de 1979, a sede própria era uma realidade, através da assinatura de um compromisso particular assinado,então,pelo Sr. José Soares Ferreira, Frederico Vasconcelos Maia, Antonio Cabral, Arthur Andrade Pinto, e assim efetivava-se a compra de uma área de 30.000 metros quadrados.Hoje agrupada com mais de 6.000 metros quadrados, onde foram realizadas edificações que hoje outorgam ao Arouca São Paulo Clube a inquestionável condição de uma das mais fortalecidas associação portuguesas no Brasil e no mundo.

Fator preponderante nesse crescimento foi a união entre a gente arouquense, simpatizantes que, apoiando esta diretoria e seu projeto fortaleceram as fileiras que atingiu o desenvolvimento desta obra. assim, em vinte e um anos, o clube teve até hoje somente três presidentes, com quase sempre a mesma Diretoria em postos alternados: primeiramente, o fundador José Soares Ferreira, hoje reconhecido Presidente de Honra; depois o senhor Arthur Andrade Pinto e por último o senhor Manuel Joaquim Teixeira de Carvalho, atual presidente; que assumiu corajosamente a liderança de uma junta governativa em 1988.