quinta-feira, 7 de maio de 2009

Artigos: Think Tank



Urbanismo < Home



Grande Zullino, companheiro do Think Tank de Cotia, Parabéns pelo artigo, publicado na Revista Pini Construções muito bem elaborado, como soe acontece, abraços, Marcos Ferrari



6/Maio/2009

Conheça a experiência do Think Tank Granja Vianna, em Cotia-SP

Leia artigo de integrante de organização de moradores da Grande São Paulo, que discute questões de transporte, especulação imobiliária, aumento populacional, meio ambiente e infra-estrutura

por Roberto da Silva Zullino

A sociedade moderna tem que construir maneiras de participação política além das meras eleições, estas foram apenas uma concessão do "establishment" às camadas inferiores, afinal, reis de direito divino não estão tão distantes assim na história da humanidade. Eleições mostram-se necessárias, porém insuficientes para o controle do estado ou mesmo para a formulação de propostas do que o governo tem que fazer ou mesmo prometeu fazer. Lembremos sempre que eleições são episódicas e raramente estabelecem ligação com o pacto antes e o governo depois.

A Granja Vianna é um bairro de classe média alta e atraiu no passado pessoas que trocaram a agitação da cidade por uma qualidade de vida mais adequada. Em sua grande maioria indivíduos da elite intelectual, mas nem sempre da elite econômica, artistas, empresários, profissionais liberais, altos executivos fazem parte da maioria dos moradores da Granja. Os mais esclarecidos devem dar sua contribuição, principalmente porque o próprio esclarecimento foi produto da oportunidade dada pela sociedade. É obrigação retribuir o que se recebe. Não se trata de voluntariado, mas sim de pagamento pelo que recebeu.

Motivado por esse espírito público o advogado Roberto Ferrari de Ulhôa Cintra e mais alguns amigos resolveram organizar um Think Tank, uma organização para ouvir sem censura e democraticamente os atores do processo político, refletir sobre as informações colhidas, elaborar soluções e agir. O Ulhôa já era afeito à atividade política tendo sido o primeiro vereador eleito pela Granja Vianna para a Câmara do Município de Cotia.

No período de aproximadamente dois anos foram ouvidos indivíduos, organizações, empresas, políticos e candidatos a cargos executivos e parlamentares. As reuniões mensais foram feitas no Felix Bistrot, um dos mais tradicionais restaurantes da Granja Vianna que gentilmente cede um espaço fora do salão do restaurante de maneira a se ter uma boa infra-estrutura sem perturbações mútuas. Após essas oitivas, a conclusão foi o preparo lamentável da classe política e aqui não vai nenhum juízo de valor sobre a conduta, corrupção, maldade e outros atributos sinistros que certamente podem fazer parte, mas o fator chave para o desastre é o despreparo e porque não dizer a ignorância da classe política.

O que fazer? Para corrupção existe o remédio da polícia e da justiça, mas estas são a posteriori e de nada adiantam na busca de soluções e oferecimento de serviços públicos de qualidade. Trabalham, como se costuma dizer na demanda, não trabalham na oferta. Refletindo, o Think Tank elaborou uma possível solução para a oferta, partir para um projeto de capacitação de políticos e agentes públicos.

Formatou-se um curso com duração de seis meses a um ano com o programa, matérias, enfim, a ementa completa, além de recrutamento dos professores e identificação de parceiros com negócios na área educacional.

O Think Tank deliberou que a tarefa de implementação final da idéia não era tarefa de sua alçada, o mesmo não existe para cuidar de detalhes operacionais, mas sim identificar melhorias, pensar em soluções e zelar para que os produtos gerados sejam implementados.
Um grupo já envolvido na elaboração do projeto resolveu organizar o curso sob o nome de Escola de Formação de Líderes Políticos e Administradores Públicos. Está estabelecendo parceria para a infra-estrutura deste primeiro curso com uma das mais importantes entidades educacionais do estado e da região, entidade que possui um espectro amplo de atuação desde a escola primária até a universidade.

O Think Tank continua procurando identificar soluções para os gargalos existentes. A situação da Raposo Tavares, especulação imobiliária, aumento populacional, pressão antrópica sobre o ambiente e infra-estrutura, enfim, problemas não faltam. Todos os problemas serão muito mais facilmente equacionados com uma classe política mais preparada e com espírito público. Ingenuidade pensarão alguns, mas sem isso não há salvação.

O inovador é ter uma organização que se dedique apenas a coletar informações, refletir e diagnosticar, elaborar e agir, mas nunca cedendo às tentações de envolvimento operacional na implementação das ideias e projetos gerados do esforço intelectual. Não se trata de elitismo ou arrogância, mas sim de devolução dos produtos à sociedade, sem ônus para a mesma e sem qualquer coisa em troca, não se trata de generosidade, apenas cumprimento de uma obrigação de retribuição. O que se quer e o que é necessário é que existam grupos pensantes que tenham como objetivo principal a influência sobre a agenda pública. As ideias formatadas são facilmente aproveitadas pela sociedade que acaba se organizando e implementando as soluções. Isso é o que importa.

Roberto da Silva Zullino
Morador da Granja Vianna há 22 anos, engenheiro civil - Escola Politécnica, Master of Science - Engineering Management - Stanford University

2 comentários:

Marcão Ferrari disse...

Bom dia a todos,

Li o artigo do Zullino. Está ótimo. Ele faz um histórico não só da Granja mas também do Think Tank.

Parabéns!

Abraços,

Maria Cecília

Marcão Ferrari disse...

Prezados

O Think Thank pode ser um player muito positivo para participar do debate sobre uma nova maneira de promover o desenvolvimento sustentável da região, desde que se mantenha apartidário.

Para ter credibilidade, deve formalizar a organização (não precisa ter CNPJ, mas deve ter algum tipo de Estatuto), definir seus objetivos, planos e metas de maneira clara e só depois disso ampliar o trabalho promovendo debates ou divulgando posições.

Rogerio Ruschel