quarta-feira, 6 de maio de 2009

Homenagem / Fernando Pessoa


por: Marcos "Marcão" Ferrari






Os sabores de Fernando Pessoa Imprimir E-mail
Fernando António Nogueira Pessoa nasceu em Lisboa, no dia de Santo Antônio – 13 de junho de 1888. E morreu em 30 de novembro de 1935. Comemorando os 70 anos de sua morte, neste mês, vale a pena lembrar os sabores de que gostava. Todos ligados aos lugares onde andou. Dos primeiros tempos, em Lisboa, não lhe ficaram maiores recordações.

O pai sofria de tuberculose. E morreu pouco depois de seu aniversário de cinco anos. Depois diria: “No tempo em que festejavam o dia de meus anos/ Eu era feliz e ninguém estava morto”. A mãe logo se casou novamente, com o Cônsul de Portugal em Durban. E, ano seguinte, já estavam na África do Sul. O padrasto, em função do cargo, tinha, com freqüência, personalidades importantes à mesa.

Nesses encontros, Pessoa apurou o paladar e conheceu temperos diferentes. Entre eles curry, do indiano kadhi (molho), combinação de várias especiarias – massala, açafrão, curcuma, cardamono, canela, cravo, noz moscada, folha de louro, folha de arroz, pimenta da Jamaica, pimenta do reino, pimenta vermelha em pó (ou páprica), sementes de erva doce, sementes de cominho, sementes de coentro, sementes de mostarda, sementes de paparela e sementes de gergelim.

Esse tempero, que o colonizador inglês espalhou pelo mundo, em Portugal é conhecido como caril. Pessoa voltou à sua terra com 17 anos. Mas aquele curry, na Europa, tinha sabor diferente, bem menos picante que o africano. Mesmo assim gostava de um arroz preparado com esse tempero, servido em pequena cantina chamada “Pessoa”, que já não existe – dela restando hoje apenas uma placa na parede que dá para a Rua Santa Justa, onde está escrito “antiga casa Pessoa”.


Dobradinha à moda do Porto

Ingredientes: 1kg de dobrada de vitela (tripas, folhos, favos e a touca), 1 mão de vitela, 150g de chouriço, 150g de olheira, 150g de toucinho entremeado ou presunto, 150g de salpicão, 150g de carne de cabeça de porco, 1 frango, 1kg de feijão, manteiga, 2 cenouras, 2 cebolas grandes, 1 colher de sopa de banha, 1 ramo de salsa, 1 folha de louro, sal e pimenta.

Preparo: lavar bem a dobrada, esfregando sal e limão. Cozinhar em água e sal. Reservar. Em outra panela cozinhar as outras carnes e o frango. Reservar. Cozinhar também feijão com cebola e cenoura cortada em rodelas. Em um tacho grande colocar a banha e a cebola. Juntar todas as carnes cortadas em pedaços grandes. Depois o feijão. Temperar com sal, pimenta, louro e salsa. Deixar no fogo por meia hora. Servir em terrina de barro ou porcelana, acompanhado de arroz branco.

Bom Trabalho junto ao Fogão! - abraços Marcão

Nenhum comentário: