terça-feira, 12 de maio de 2009

Homenagem / João Alves das Neves

Caros Amigos, por dever de ofício e homenagem ao Confrade João Alves das Neves, um pequeno mimo lembrando Pisão a sua Cidade Natal. . . > abraços Marcão

Clique no link para Saber + : http://www.aprincesadoalva.com/txt/txt_freguesia_coja.html

A Freguesia de Coja

A freguesia de Coja compreende, para além da sua sede (Coja) mais 9 aldeias e lugares: Casal Mourão, Esculca, Vale do Carro, Machorro, Pai Espada, Vale Peitalva, Pisão, Medas e Salgueiral.

Os historiadores não têm, até ao momento, dedicado grandes estudos a estas aldeias e lugares sendo o conhecimento histórico dos mesmos muito restrito. De qualquer modo sabe-se alguma coisa que aqui registamos.

Num estudo realizado pelo Padre Dr. António Dinis relativo a Espariz e a propósito de um cadastro da população do reino realizado a pedido de El Rei D. João III, em 1527, a Esculca apresentava 17 moradores e o Pisão apenas 4 e nenhuma das outras povoações eram mencionadas, porventura por serem inexistentes à época ou por terem uma expressão demográfica inferior à da Esculca. Anos mais tarde, em 1758, o Índice Geográfico das Cidades, Vilas e Paróquias de Portugal refere as capelas de S. Lourenço (Esculca), S. Simão (Medas) e Espírito Santo (Salgueiral).



Pisão, É a primeira das aldeias da freguesia. A 3 km de Coja, resultou da existência no local de um pisão de linho (entretanto desaparecido), engenho hidráulico para o tratamento daquele vegetal e que situava nas margens da Ribeira da Mata que por ali passa.Por norma e devido ao barulho dos batentes, os pisões localizavam-se distantes da povoação principal e perto de um curso de água. Por isso o Pisão também é conhecido por Pisão de Coja. Desta aldeia são naturais alguns grandes vultos da cultura portuguesa, dos quais destacamos os contemporâneos: o historiador José Mattoso e o escritor João Alves das Neves. Da sua arquitectura releva-se a capela, com interessantes estatuetas de porcelana no telhado, uma casa brasonada da família Figueiredo, outras residências com interesse arquitectónico e a Fonte de S. Miguel.

Nenhum comentário: