quarta-feira, 6 de maio de 2009

Festas e Eventos / Realizado


Por iniciativa do vereador Toninho Paiva, a Câmara reuniu diversos representantes da comunidade luso-brasileira e prestou muitas homenagens

Câmara Municipal de São Paulo promove sessão em comemoração ao Dia da Comunidade Luso-Brasileira


por: Marcos "Marcão" Ferrari

Vanessa Sene | Mundo Lusíada

A sessão solene na Câmara Municipal de São Paulo, no último 20 de abril, fez alusão ao 507º Ano do Descobrimento do Brasil e ao Dia da Comunidade Luso-Brasileira. A iniciativa foi do vereador Toninho Paiva. Nesta noite, a Câmara reuniu diversos representantes da comunidade luso-brasileira, como o presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira Antonio Almeida e Silva, presidente do Arouca São Paulo Clube, Artur Andrade Pinto, presidente da Associação dos Poveiros de São Paulo, Laurentino Vilar, presidente do Sindicato de Panificação, Antero José Pereira, e ainda o jornalista Dalmo Pessoa, diretor de Comunicação do CCLB.


Cerca de 25 pessoas deveriam ser homenageadas, mas nem todas compareceram. Entre eles, estiveram recebendo homenagem no dia luso-brasileiro (oficialmente comemorado em 22 de abril) Joaquim Justo dos Santos, Marcos Cezar Amador Alves, Raul dos Santos Rodrigues, André Pinto Souza, Fernando Diniz, Abel Morais Lopes, Antonio Reis Cardoso Santos, Artur Andrade Pinto, Vital Vieira Curto, Teresa Morgado, Miriam Leça, Fernando Martins Gouveia, o jornalista Dalmo Pessoa.


Primeiro a discursar, Almeida e Silva falou sobre a origem do Dia da Comunidade Luso-Brasileira, criado em 1967. Lembrou ainda que “o brasileiro que hoje vive em Portugal sente-se em casa, tanto quanto o português no Brasil”, enfatizando os laços que se estreitam entre ambos os países. Após pronunciamento, Almeida e Silva entregou a Toninho Paiva uma placa em sinal de agradecimento pela iniciativa do vereador.


Em discurso, Toninho Paiva citou a “aventura” dos portugueses na chegada ao Brasil, e de sua contribuição para o desenvolvimento. “Como filho de português, sinto-me orgulhoso de poder homenagear essa comunidade que tanto ajudou a construir nosso país”.


Já o cônsul de Cabo Verde, Aguinaldo Rocha, fez alusão a lusofonia e à Cabo Verde como traço da união entre Brasil e Portugal, dizendo que sem o arquipélago não haveria um Brasil lusófono. Descoberto 40 anos antes do Brasil, Cabo Verde foi a parada de Pedro Álvares Cabral antes de seguir viagem ao país. Para Aguinaldo Rocha, CV está sempre presente quando se fala em luso-brasilidade. “Nós em Cabo Verde nos sentimos perfeitamente incluídos”. E fez um apelo para que a lusofonia seja comemorada entre todos, dizendo que “um dia nós faremos a festa da lusofonia”.


Ao final da sessão, Toninho Paiva homenageou o presidente do Conselho da Comunidade, Antonio de Almeida e Silva, em representação ao “justo reconhecimento” à comunidade portuguesa radicada na cidade.


Parabéns ao amigo e Nobre Vereador Toninho Paiva em justa homenagem, abraços >>>> Marcão -ex boleiro do glorioso Grêmio Recreativo XI Garotos da Zona Leste- ... –risos-


Um comentário:

Anônimo disse...

Amigo Marcão agradeço as suas palavras, Toninho